scorecardresearch ghost pixel



Novo concurso à vista? Governo Federal irá criar agência para regular fundos de pensão

A informação é do Ministro da Economia, Paulo Guedes. Nova agência iria regular os fundos de pensão, atribuição atual da Previc.



Uma nova agência para regular os fundos de pensão pode ser criada pelo governo. A declaração foi feita pelo do ministro da Economia, Paulo Guedes, em entrevista concedida à Globo News nesta quarta-feira, 17 de abril.

Atualmente, a supervisão dos fundos de pensão é atribuição da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc). No entanto, para Guedes, a instituição falou em seu trabalho.

“Vamos criar uma superintendência de controle. Hoje você tem a Susep, que faz seguros, e você tem a Previc, que faz a supervisão (dos fundos), que visivelmente falhou. Falhou miseravelmente. Teve (problemas) no Postalis (fundo e pensão do Correios), no Petros (fundo de pensão da Petrobras)…”

De acordo com o ministro, a nova agência seria criada para rever a governança dos fundos de pensão., de forma a controlar e mudar o modelo atual.

Segundo Guedes, o possível novo órgão já tem até candidata para a direção: Solange Vieira, a ex-diretora da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e atual superintendente da Superintendência de Seguros Privados (Susep).

Concurso público da nova agência

Caso a criação da agência seja sancionada, o governo poderá aproveitar servidores de outros locais. Entretanto, mesmo que isso ocorra, o novo órgão deverá ter seu próprio quadro de pessoal.

Assim, com o aval para a criação da agência, também deverá ser sancionada uma lei que crie as carreiras do novo órgão, que resultará, posteriormente, em um novo concurso público para o contrato servidores.

Dessa forma, como a criação da nova agência não é certa, ainda não há informações sobre quais serão as funções, níveis de escolaridade e número de vagas de um possível concurso.




Voltar ao topo

Deixe um comentário