scorecardresearch ghost pixel



RJ oferta vagas para cursos gratuitos em Ensino Superior a distância

Para conquistarem a oportunidade no curso desejado, candidatos devem realizar o vestibular do Centro de Educação Superior a Distância do Rio (Cederj). Também é possível usar a nota do ENEM.



O Centro de Educação Superior a Distância do Rio de Janeiro (Cederj) está com inscrições abertas para o vestibular 2019. O consórcio, um dos projetos da fundação CECIERJ, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), oferta mais de 7,6 mil vagas de cursos de graduação em todo o estado.

As oportunidades estão distribuídas em sete universidades públicas do RJ: Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet-RJ), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) e (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio).

Confira quais são os cursos com vagas ofertadas:

  • Bacharelado: Administração, Administração Pública, Ciências Contábeis e Engenharia de Produção;
  • Tecnólogo: Gestão de Turismo, Tecnologia em Segurança Pública e Sistemas de Computação.
  • Licenciaturas: Ciências Biológicas, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia, Química e Turismo.

Das oportunidades, o curso de Tecnologia em Segurança Pública é ofertado exclusivamente para os profissionais da ativa da segurança pública do Rio de Janeiro, como policiais civis  e militares, bombeiros, entre outros.

Inscrições vestibular Cederj

As inscrições para o vestibular seguem até 9 de maio. O cadastro é feito no site do vestibular do Cederj, mediante pagamento de taxa de R$ 88, que deve ser confirmado até 10 de maio.

A prova será realizada no dia 8 de junho. Local e horário serão divulgados nos Cartões de Confirmação de Inscrição (CCI), disponibilizado no site da Cederj.

Modalidades de concorrência

Além do vestibular, o candidato pode concorrer às vagas por meio da nota do Enem de 2018. Do total, 30% das oportunidades serão destinadas a esta modalidade de concorrência.

Cerca de 50% das vagas, tanto as do vestibular como as do Enem, são para ação afirmativa. Os candidatos contemplados são aqueles que:

  • Possuem renda familiar per capita é menor ou igual a um salário mínimo e meio;
  • Cursaram, integralmente e com aprovação, todas as séries do Ensino Médio em instituições públicas.

Deste número, 50% das oportunidades serão ofertadas para pessoas com deficiência (PCD) e autodeclaradas pretas, pardas e indígenas.

Professores da rede pública, seja no âmbito federal, estadual ou municipal, têm direito a 20% das vagas nos cursos de licenciatura da UFF e do UniRio. Na UFRJ, o percentual é de 10%.

Os polos da Fundação Cecierj estão localizados em diversas cidades do Rio de Janeiro. São elas: Angra dos Reis, Barra do Piraí, Belford Roxo, de Bom Jesus do Itabapoana, Campo Grande, Cantagalo, Duque de Caxias, Itaguaí, Itaocara, Itaperuna, Macaé, Magé, Miguel Pereira, Natividade, Niterói, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Paracambi, Petrópolis, Piraí, Resende, Rio Bonito, Rio das Flores, Rocinha, Santa Maria Madalena, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana, São Gonçalo, São Pedro da Aldeia, Saquarema, Três Rios, Volta Redonda e Miracema.

Para mais informações sobre o vestibular da Cederj, acesse o edital e o manual do candidato.




Voltar ao topo

Deixe um comentário