scorecardresearch ghost pixel



Autorizado novo concurso para Guarda Municipal! Edital terá 50 vagas!

Prefeitura de Sorocaba, São Paulo, prepara novo concurso para a Guarda Municipal. Último edital exigiu nível fundamental e teve iniciais de R$ 1.958,92.



No estado de São Paulo, a Prefeitura de Sorocaba, em breve, vai realizar novo concurso público para a Guarda Municipal. De acordo com informações do vereador Fausto Peres, o certame abrirá 50 vagas. As oportunidades devem ser para ambos os sexos.

A pretensão de realizar a seleção pública foi antecipada pelo chefe de Divisão de Desenvolvimento de Pessoas da Secretaria de Recursos Humanos do Município, Sergio Ponciano de Oliveira, em março deste ano.

O vereador Fausto Peres encaminhou documento à Prefeitura questionando a possibilidade de alocar um guarda municipal em cada escola. Em resposta, o secretário de Relações Institucionais e Metropolitanas, Flávio Chaves, informou que o município abrirá concursos para novos guardas. Contudo, a seleção trará apenas 50 oportunidades.

Atualmente, a corporação atua com quadro reduzido. Isso porque, dos 402 agentes, 33 estão atuando fora da Guarda e 31 estão afastados por motivos de saúde, ou seja, o efetivo é de apenas 340 guardas. Desses, metade trabalham em postos fixos 24 horas por dia. Os demais atuam na proteção de serviços públicos municipais, como o Conselho Tutelar.

Para colocar um agente em cada escola, seria necessário elevar o quantitativo para 700 guardas civis municipais. Ainda assim, só em 2018 a corporação realizou mais de 17.700 ações nas escolas do município.

Ainda não há previsão para liberação do edital. Contudo, o parlamentar acredita que a seleção ocorrerá ainda este ano. Os vencimentos atuais da carreira não foram divulgados.

Guarda Municipal de Sorocaba não realiza concursos desde 2011

Tendo a Fundação Vunesp como banca organizadora, o último concurso da Guarda Municipal de Sorocaba teve o edital publicado em 2011. Na época, foram abertas 60 vagas, sendo 50 para o sexo masculino e dez para o feminino.

Para participar da seleção foi necessário ter ensino fundamental completo e altura de, no mínimo, 1,59m.  Em cumprimento de carga horária de 200 horas mensais, os aprovados fizeram jus a salário inicial de R$ 1.958,92.

Os candidatos foram avaliados por meio das seguintes etapas:

  • Provas objetivas;
  • Aferição de altura;
  • Teste de Aptidão Física (TAF);
  • Avaliação psicológica;
  • Exame de saúde.

Em relação ao conteúdo programático, a avaliação de conhecimentos constou de questões das disciplinas de Língua Portuguesa, Atualidades, Matemática, Legislação e Noções de Informática.




Voltar ao topo

Deixe um comentário