Juros de cartão quase se mantém em abril, porém ultrapassam 267% ao ano

A ANEFAC divulgou a pesquisa de juros na qual as taxas possuem uma leve queda. Entretanto, as taxas de juros ultrapassam os 267% ao ano.



Uma pesquisa divulgada pela Associação Nacional e Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (ANEFAC) mostrou que os juros médios dos cartões de crédito quase se mantiveram em abril. A taxa de redução foi de 0,02 ponto percentual, passando de 11,48% ao mês (268,44% ao ano) para 11,46% ao mês (267,64% ao ano).

Além disso, a Associação analisou também os juros cobrados pelo cheque especial. De acordo com a pesquisa, os juros também obtiveram uma pequena queda de 0,03 ponto percentual. Assim, a taxa de 11,75% ao mês (279,29%) em março caiu para 11,72% ao mês (278,07% ao ano) em abril.

Taxa média de Juros

Outra área na qual os juros tiveram uma pequena diminuição foi a taxa média cobrada para pessoa física. De 118,25% em março, a taxa abaixou para 11,76% ao ano em abril. De acordo com a ANEFAC, essa é a menor taxa de juros cobrada desde fevereiro de 2015.

As taxas de juros para pessoa física ficaram da seguinte forma:

  • Cartão de Crédito: 11,46% a.m (11,46% a.a);
  • Cheque Especial: 11,72% a.n (278,07% a.a);
  • Empréstimo Pessoal em Financeiras: 6,7% a.m (117,76% a.a);
  • Empréstimo Pessoal em Bancos: 3,64% a.m (53,58% a.a);
  • Comércio: 4,99% a.m (79,38% a.a).

Os valores são referentes a uma média realizada e podem variar de acordo com cada situação, visto que os bancos oferecem diferentes taxas de acordo com a solicitação do cliente. Outro fator que altera os juros cobrados é a relação entre cliente e banco. Ou seja, o cliente que possui uma maior quantia depositada no banco, paga uma menor taxa de juros.

Confira: Bancos disponibilizam cartão de crédito pela internet sem cobrança de taxas.

Sobre a Anefac

A ANEFAC é uma associação que iniciou suas atividades há 50 anos no mercado brasileiro, com o intuito de estar sempre à frente das mudanças que geram impacto nas empresas e na sociedade em geral. Desse modo, a associação mantém cerca de 1,6 mil associados altamente qualificados para entregar o melhor serviço a sociedade.

Além da Pesquisa de Juros publicada mensalmente, a ANEFAC também realiza a capacitação da entidade para a certificação na Educação Profissional Continuada (EPC) do Conselho Federal de Contabilidade. Atualmente, a associação realiza eventos sobre temas inerentes à contabilidade, de modo a manter os profissional da área atualizados.

Desse modo, a ANEFAC atua em todo o território brasileiro, possuindo sede em São Paulo e mais sete regionais nas cidades de Campinas, São José dos Campos, Curitiba, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte e Salvador.

Por fim, para complementar a credibilidade de executivos no mercado financeiro, a ANEFAC realiza anualmente o Prêmio ANEFAC Profissionais do Ano. O evento premia executivos que contribuíram significativamente para o crescimento das empresas e do mercado nos quais atuam.




Voltar ao topo

Deixe um comentário