scorecardresearch ghost pixel



Saiba quais serviços do INSS serão feitos apenas pela internet

O órgão está investindo em canais digitais e eletrônicos, como o portal Meu INSS e na central telefônica 135.



O governo federal anunciou que vai migrar todos os serviços relacionados à Previdência Social. O objetivo é de que até o mês de julho, os beneficiários utilizem 90 serviços do INSS pela internet.

O órgão está investindo em canais digitais e eletrônicos, como o portal Meu INSS e na central telefônica 135. Poucos casos terão necessidade de atendimento presencial.

Só terá necessidade de ir à agência o beneficiário que precisar complementar alguma documentação ou para fazer perícia para auxílio-doença, com agendamento feito pela internet.

As informações foram divulgadas pelo secretário de Governo Digital do Ministério da Economia, Luis Felipe Monteiro. Pela internet, o segurado poderá solicitar os principais serviços do órgão.

Entre os serviços se destacam: aposentadoria por tempo de contribuição, salário-maternidade, extrato do benefício e guia da Previdência.

“Estamos em um projeto de transformação digital da Previdência. Todos os requerimentos, todos os serviços do INSS estarão disponíveis nos canais digitais de forma simples, para que o cidadão tenha todas as informações na primeira tela, com ícones intuitivos”, destacou Monteiro.

Digitalização de serviços

O governo federal quer digitalizar mil serviços até o fim de 2020. Caso o objetivo seja alcançado, cerca de 80% dos quase 3 mil serviços públicos prestados pelo Executivo Federal estarão disponíveis por canais eletrônicos, como sites pela internet ou aplicativos para smartphones.

Atualmente, dos 2.897 serviços dos órgãos da administração pública federal, mais de 1.250 estão digitalizados, o que equivale a 42%. Segundo o secretário, a digitalização envolve a simplificação de processos, a melhoria e integração das bases de dados, a automatização de determinados procedimentos (como atendimento ao público) e o treinamento de servidores. Com informações da Agência Brasil.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário