scorecardresearch ghost pixel



Concurso Bombeiros RJ: Corporação busca novo edital junto ao governo

Segundo o Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro: Novos certames dependem da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), porém nomeação de guarda-vidas é estudada.



O Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro (CBM RJ) dialoga com o Governo do Estado, porém não há previsão para que novos concursos aconteçam neste ano. A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), segundo a corporação é o motivo da suspensão dos certames.

Considerando as limitações impostas pelo Regime da Recuperação Fiscal do Rio de Janeiro, a corporação compreende a suspensão temporária de seleções, porém tem ciência dos benefícios advindos da realização de concursos públicos.

O efetivo atual do Corpo de Bombeiros do Rio é de cerca de 13 mil militares, sendo 10 mil praças e 3 mil oficiais. De acordo com a instituição, o atendimento à população mantém  nível de excelência o que foi comprovado em pesquisa do Projeto Avalie em 2017 que atestou a nota de 9,52 em grau de satisfação do serviço pela sociedade.

O presidente da Associação de Bombeiros Militares do Estado do Rio de Janeiro (Abmerj), Mesac Eflaín em 2017 afirmou que a corporação sofre com carência de 8 mil servidores, entre praças e oficiais.

Concurso Bombeiros RJ: Lei determina o efetivo de 23.450 na corporação

Conforme a Lei n° 5175 de 28 de dezembro de 2017, que define o número do efetivo do Corpo Militar de de Bombeiros do Rio, o quadro deve ser de 23.450 servidores.

Sem concurso, a instituição informou que o comando dos Bombeiros trabalha para o reforço  do seu efetivo a partir da proposta de recrutamento semelhante ao método francês. São estabelecidos requisitos para o ingresso de militares temporários, observando o tempo de serviço militar por eles prestado.

Veja mais: Guedes pode acabar com os concursos públicos no Brasil?

Concurso Bombeiros RJ: Nomeação de guarda-vidas é estudada

Desde o mês de fevereiro deste ano, o Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro tenta chamar mais aprovados no concurso de guarda-vidas. O coronel da corporação, Roberto Robadey, na época, publicou em sua página no Facebook que o processo estava em tramitação e aguardava um aval da Procuradoria Geral do Estado (PGE).

Em relação ao chamamento dos aprovados no concurso para guarda-vidas em edital publicado em 2015 com oferta de 300 vagas mais cadastro reserva, os Bombeiros do Rio de Janeiro afirmam que o processo ainda está em avaliação.

A carreira de guarda-vidas na época do edital exigia nível médio  completo, o salário oferecido era de R$ 2.826,70 mais o valor de mil reais no período de novembro a março. em que a escala é reforçada. Para o cargo ainda era oferecido alimentação e assistência médica com desconto de 10% do soldo.

Concurso Bombeiros RJ: Concurso de soldado expirou em 2018

O último edital de concurso do Corpo de Bombeiros RJ para soldado foi publicado de 2014, com uma oferta de 520 vagas,além da formação de cadastro reserva. Deste total, 400 foram para a função de soldado e 120 para técnico de enfermagem.

O prazo de validade da seleção expirou em 2018, já com a prorrogação. Em maio de 2017, excedentes pediram por novas convocações. Os aprovados alegaram que a corporação trabalhava apenas com 10% do efetivo, pouco mais de 700 soldados, sendo que a lei estabelecia um efetivo de 7.024 servidores.




Voltar ao topo

Deixe um comentário