Após 10 anos sem realizar concurso público para investigador, a Polícia Civil do Paraná (PC PR) deve abrir um novo certame em breve. O órgão solicitou 766 vagas para a função. O trâmite de aprovação depende do governo estadual, que sinalizou que vai liberar a realização das provas.
A expectativa da Secretaria de Segurança Pública do Paraná é que a autorização seja liberada ainda em 2019. Como detalhes ligados ao orçamento e impacto nas contas estaduais estão sendo estudados, ainda não há previsão concreta do certame.
A área de Segurança Pública do Paraná também aguarda autorização de outros concursos. Foram solicitadas vagas para escrivão, delegado, papiloscopista e médico legista. Dependendo da análise dos certames, os processos podem ser liberados de forma unificada.
Concurso PC PR: Último edital para investigador foi publicado em 2009
O último concurso público para ivestigador na PC PR foi feito em 2009. A empresa responsável pela aplicação do exame foi a Coordenadoria de Processos Seletivos da Universidade Estadual de Londrina (Cops/UEL). Na época também foram disponibilizadas vagas para as funções de papiloscopista e escrivão.
A banca examinadora selecionou os candidatos por meio de provas objetivas. Elas tinham 50 questões e abrangiam o seguinte conteúdo:
- Língua Portuguesa;
- Economia;
- Geografia do Paraná;
- Noções de Informática;
- Raciocínio Lógico;
- Estatuto da Polícia Civil;
- Legislação Específica;
- Direito Penal;
- Direito Constitucional;
- Direito Administrativo; e
- Direito Processual Penal.
Em outra fase foram feitas provas de capacidade física, além da investigação criminal e da conduta do candidato.
Para adentrar na carreira de investigador é necessário ter nível superior em qualquer área do conhecimento. Os salários iniciais para a carreira na PC PR são de R$ 5.478,49.