scorecardresearch ghost pixel



Concursos da PF e PRF serão aprovados pelo Governo, diz Bolsonaro

O Presidente da República, Jair Bolsonaro, destacou que os concursos da PF e da PRF devem ocorrer.



O Presidente da República, Jair Bolsonaro, destacou que os concursos da PF e da PRF devem ocorrer. A afirmação foi divulgada no último sábado (22). Apesar de ter destacado que poucas áreas terão certames autorizados, o presidente frisou os dois órgãos como exceção.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse no início do mês que o governo ia frear a realização de concursos públicos. A decisão deve afetar os próximos anos da gestão de Bolsonaro. Segundo o ministro, a expectativa é de que 40% do funcionalismo federal se aposente nos próximos cinco anos.

Durante esse período, segundo ele, o governo terá possibilidade de enxugar a máquina pública sem realizar demissões. “Nos últimos anos, houve excesso de contratações. Os salários subiram ferozmente”, declarou.

Concurso Polícia Federal: Vagas de nível médio e superior

De acordo com Guedes, o governo pretende focar na digitalização da máquina pública. Outro objetivo é a diminuição da burocracia para manter os serviços públicos com menos funcionários.

“Nas nossas contas, 40% dos funcionários públicos devem se aposentar nos próximos cinco anos. Não precisa demitir. Basta desacelerar as entradas que esse excesso vai embora naturalmente. Vamos ficar sem contratar por um tempo e vamos informatizar”, disse.

Concurso PRF: 4.435 vagas de nível médio e superior solicitadas

Previsão

O projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2020 não prevê a realização de concursos públicos. Os pedidos dos órgãos públicos para realização de concursos terão a análise centralizada no Ministério da Economia. O órgão pretende conceder autorizações apenas em casos excepcionais, como a Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal.

Em conversa com a imprensa, Bolsonaro destacou a fala de Guedes. Ele disse que o governo não tem como arcar com a chegada de novos servidores. A exceção ficará para casos de urgência e prioritários.

“Paulo Guedes decidiu basicamente que poucas áreas terão concurso, porque não tem como pagar mais. O problema é esse. A gente até gostaria em uma área ou outra. Abri uma exceção para a Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal. Fora isso, dificilmente teremos concurso no Brasil nos próximos poucos anos”,disse.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário