scorecardresearch ghost pixel



Faculdade Unimed e Senac oferecem curso profissionalizante gratuito

Em parceria com o Senac, a Unimed está com inscrições abertas para seu curso gratuito de cuidador de idosos. Há turmas abertas em diversas cidades brasileiras.



O Senado aprovou há pouco tempo um projeto que lei que regulariza a profissão de cuidador de idosos. Assim, responsabilidades e limitações relacionadas a atividade foram estabelecidas, tanto para os profissionais quanto para os pacientes.

A aprovação do PL visa melhorias para a realidade do Brasil: o maior envelhecimento da população. Dados divulgados pelo IBGE demonstram que o número de idosos atingirá 17,4% da população, cerca de 38,5 milhões, em dez anos.

Pensando nisso e visando a melhoria na saúde do idoso, a Central Nacional Unimed oferece, há cinco anos, cursos profissionalizantes gratuitos para quem tem o intuito de se tornar um cuidador de idosos. Os cursos são ofertados nas cidades de São Paulo, Salvador e também no Distrito Federal.

Recentemente, a Unimed divulgou uma parceria com o Senac, com a finalidade de ampliar sua estrutura física para o curso e também para disponibilizá-lo em mais locais no país. Em 2019, cerca de 150 profissionais já concluíram seus cursos desde que novas turmas foram inauguradas em março.

Dessa forma, algumas das cidades como Salvador, Curitiba, São Luís e Fortaleza, receberam as novas turmas do curso de cuidador de idosos. Além disso, as inscrições já estão abertas para uma nova turma em Salvador, com início das aulas no dia 13 de julho.

O Curso

O curso profissionalizante para cuidador de idosos possui carga horária de 80 horas aula,. A carga é dividida entre três aulas presenciais de 20 horas e 60 horas por meio de ensino à distância (EAD). Além disso, o curso possui duração de oito semanas ao todo, com 40 vagas ofertadas por turma.

Assim, o curso já está disponível nas cidades de: São Paulo, Salvador, São Luís, Ilhéus, Itabuna, Feira de Santana, Brasília, Santo Antônio de Jesus, Porto Alegre, Curvelo, Belo Horizonte, Fortaleza, Manaus, Curitiba, Goiânia, Vitória e Rio de Janeiro.

Para participar do curso, é necessário que o interessado possua ensino fundamental completo. O curso busca oferecer a qualificação necessária para quem já atua na área, porém não possui nenhuma profissionalização. Desse modo, as aulas abordam os conteúdos técnicos e também oferece a vivência de interação com os idosos e suas famílias.

Mais de mil alunos já se formaram com o curso de cuidadores da Central Nacional da Unimed. Dessa quantidade, cerca de 70% já se formaram com a garantia de um emprego na área. O curso faz parte da iniciativa Unimed Ativa, com a finalidade de garantir a qualidade de vida de pessoas da terceira idade.

Veja também: Plataforma possui inscrições abertas para curso online e gratuito de coaching.

Inscrições e Calendário 2019

As inscrições para o curso de cuidador de idosos já estão abertas. Para se matricular, basta entrar no site da Central Nacional Unimed. O calendário para as turmas de 2019 está da seguinte forma:

  • São Paulo: As inscrições estão abertas até o dia 06 de setembro, com início de turmas até o dia 05 de outubro;
  • Salvador: Inscrições abertas até o dia 30 de agosto, com início de turmas até 28 de setembro;
  • Brasília: Inscrições abertas até o dia 12 de julho, com início de turmas até 10 de agosto;
  • São Luís: Inscrições abertas até o dia 20 de setembro, com início de turmas até 19 de outubro;
  • Manaus, Ilhéus e Itabuna: Inscrições abertas até o dia 01/07, com início de turmas até 10/08;
  • Feira de Santana: Inscrições abertas até o dia 16/08, com início de turmas até 14/09;
  • Vitória: Inscrições abertas até o dia 14/06, com início de turmas até 13/07;
  • Belo Horizonte: Inscrições abertas até o dia 07/06, com início de turmas até 06/07;
  • Porto Alegre: Inscrições abertas até o dia 06/09, com início de turmas até 05/10;
  • Curitiba: Inscrições abertas até o dia 20/09, com início de turmas até 19/10;
  • Fortaleza: Inscrições abertas até o dia 27/09, com início de turmas até 26/10;
  • Rio de Janeiro: Inscrições abertas até o dia 27/09, com início de turmas até 26/10;
  • Goiânia: Inscrições abertas até o dia 27/09, com início de turmas até 26/10;
  • Curvelo: Inscrições abertas até o dia 26/07, com início de turmas até 24/08;
  • Cascavel: Inscrições abertas até o dia 01/08, com início de turmas até 14/09.




Voltar ao topo

Deixe um comentário