scorecardresearch ghost pixel



FGTS e PIS/PASEP podem ter novo calendário de saques este ano

Declarações feitas pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmam que a liberação dos benefícios só ocorrerão caso as reformas propostas sejam aprovadas.



Uma declaração dada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, confirma que o governo estuda meios para movimentar a economia. Assim, a liberação do saque de recursos de contas ativas e inativas do FGTS seriam medidas a serem adotadas. Além disso, Guedes ainda afirmou que a liberação do abono salarial PIS/PASEP tem o intuito de oferecer dinheiro aos trabalhadores e aumentar o fluxo do dinheiro no Brasil.

O PIS é um benefício pago aos trabalhadores de iniciativa privada, distribuído pela Caixa Econômica Federal. Já o PASEP é o benefício oferecido para os servidores públicos, realizado pelo Banco do Brasil. Ainda de acordo com o ministro, a liberação do PIS/PASEP e do FGTS só ocorrerão quando as reformas propostas pelo governo forem aprovadas.

De acordo com uma avaliação feita por Guedes, de nada adianta a liberação dos recursos se as mudanças fundamentais não ocorrerem. Dessa forma, as medidas provisórias teriam sucesso por alguns meses, porém a economia voltaria ao atual patamar após algum tempo. Para que isso não ocorra, o ministro acredita em reformas sérias para a movimentação do mercado financeiro brasileiro.

Reformas

Mesmo com a afirmação acerca das medidas tomadas com o intuito de estimular a economia brasileira, Paulo Guedes enfatiza requisitos para que isso ocorra.  De acordo com ele, as ações só serão adotadas após a aprovação da Reforma da Previdência.

Dessa forma, o governo espera que a proposta de emenda que altera as regras da aposentadoria ocorra dentro de algumas semanas, na Câmara dos Deputados. Enquanto isso, a PEC relacionada a Previdência está sendo analisada por uma comissão especial na Casa.

Entretanto, Paulo Guedes destaca que medidas como a liberação do PIS/PASEP já estão prontas para serem liberadas, de modo a serem anunciadas brevemente. A expectativa é que a liberação dos abonos ocorra previamente à aprovação da reforma da Previdência.

A liberação do PIS/PASEP aguarda a examinação por parte do governo para a possibilidade de liberar também o saque das contas do FGTS. Assim, as duas medidas seriam liberadas de acordo com estudos realizados pelas equipes de economia do atual governo.

Dessa forma, a liberação do FGTS seria para contas ativas e inativas. A finalidade da ação é de  incentivar a busca de recursos pelos trabalhadores. Assim, a esperança é que com mais recursos em mão, o trabalhador injete o dinheiro no mercado brasileiro. Dessa forma,  ocorreria a movimentação da economia em todo o país.

Veja também: 1º lote de restituição do IR 2019 já está disponível para consulta.

Crescimento da Economia

Segundo o ministro da Economia, o governo já estava preparado para o resultado do PIB. O número demonstrou uma economia extremamente estagnada durante o primeiro trimestre de 2019. Entretanto, Guedes afirma que a expectativa é que esse número melhore nos próximos meses devido a aprovação das reformas.

Para Paulo Guedes, é necessário que a população se conscientize acerca da importância das reformas para o crescimento da economia no país. De acordo com ele, a da Previdência é apenas uma das diversas reformas que deverão ocorrer no cenário econômico brasileiro.

Além disso, o ministro ainda afirma que o governo busca aprovar também a reforma tributária e diminuir os custos com energia. Há também a busca pela implementação de medidas que descentralize os recursos para os estados e cidades brasileiras.

Dessa forma, a expectativa do ministro e do atual governo é que os investimentos exteriores ocorram. Para ele, esses investimentos começarão de acordo com o processo de aprovação das reformas previstas. Assim, Guedes se demonstra confiante ao afirmar que com as reformas estruturais, o Brasil retomará seu crescimento.




Voltar ao topo

Deixe um comentário