O presidente do INEP divulgou recentemente a abertura de inscrições para cadastramento, adesão e habilitação de cidadãos que tenham o interesse de participar da Rede Nacional de Certificadores (RNC), para a atuação como fiscal no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019. O fiscal deverá executar atividades e certificação e fiscalização dos procedimentos durante a realização das provas.
O edital foi publicado no Diário Oficial da União , com a finalidade de convocar servidores públicos do Poder Executivo Federal e de professores das redes públicas para a atuação no Enem 2019. Para participar do processo, o candidato deverá corresponder aos seguintes pré-requisitos:
- Ser servidor público, efetivo e em exercício do Poder Executivo Federal ou ser docente em redes públicas de ensino;
- Formação mínima no ensino médio;
- Não estar inscrito como participante do Enem 2019;
- Não possuir cônjuge/companheiros ou parentes de até 3º grau que estejam inscritos no Enem 2019;
- Não possuir vínculos com os processos de elaboração, impressão, distribuição e aplicação, além de correção da redação;
- Servidores públicos não poderão exceder 120 horas de Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso;
- Possuir smartphone ou tablet com acesso próprio a internet móvel, compatível com sistema operacional Google Android ou Apple iOS;
- Disponibilidade de computador com internet para realização do curso de capacitação.
Como Realizar a Inscrição
Para fazer a inscrição, o interessado deverá entrar no site de Certificadores do Inep a partir das 10h do dia 3 de julho e realizar o cadastramento prévio. O cadastramento poderá ser realizado também pelo aplicativo da Rede Nacional de Certificadores (RNC).
Posteriormente após a realização do cadastro prévio, o interessado já poderá realizar a inscrição para ser fiscal, por meio do site ou do aplicativo RNC. O período de inscrições de iniciam às 10h do dia 3 de julho e se estendem até as 23h59min do dia 22 de julho, de acordo com o horário de Brasília.
Etapas da Inscrição
O candidato deverá preencher todas as informações solicitadas pelo sistema de forma correta, por meio do site ou do aplicativo da RNC. Além disso, será necessário confirmar a veracidade das informações fornecidas por meio do Termo de Compromisso e Confidencialidade, no momento de inscrição.
Assim, o candidato poderá escolher, durante a inscrição, até três cidades para atuação ou sub-regiões, caso a cidade oferte essa opção. Ao finalizar a inscrição, o candidato receberá um e-mail com as informações sobre a situação da inscrição realizada.
Dessa forma, a Polícia Federal irá verificar os dados fornecidos durante a inscrição. Caso as informações ao Inep não sejam corretas ou mentirosas, a inscrição poderá ser cancelada automaticamente pela Polícia.
Caso o inscrito deseje cancelar sua inscrição, ele terá o período de inscrições para realizar tal ação. Vale lembrar que o cancelamento é irreversível caso o cancelamento seja feito após o término do prazo de inscrição. Se houver demandas atribuídas ou aceitas ao candidato, elas deverão ser canceladas anteriormente para realizar o cancelamento da inscrição.
Além disso, o Inep poderá cancelar a inscrição do inscrito que não corresponder aos pré-requisitos feitos no edital, gerando uma anulação dos atos decorrente. Em caso de informações falsas ou inexatas,além do cancelamento da inscrição, o candidato poderá também sofrer penalidades previstas em lei.
A conta informada para a realização do pagamento deverá ser conta corrente ou conta poupança, pertencente ao inscrito. Caso seja informada uma conta conjunta, o candidato deverá ser um dos titulares. Contas salário não serão aceitas para a realização do pagamento.