Perder ou ter os documentos roubados causa uma série de dores da cabeça. Neste sentido, quando o documento é a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), muitos não sabem quais medidas tomar. O documento é um dos mais importantes na vida do trabalhador.
Isso porque nele está presente todos os registros trabalhistas que serão fundamentais em pedidos de aposentadoria, por exemplo. Sendo assim, confira agora o que fazer quando perder a Carteira de Trabalho.
Assim como a perda (ou roubo) de qualquer outro documento, o primeiro passo é registrar um boletim de ocorrência (B.O). O boletim é feito em delegacias de polícia. Tendo o boletim em mãos é possível solicitar a segunda via da CTPS.
Após isso, munido do B.O e RG, se encaminhe ao órgão de sua cidade que emite a carteira de trabalho. As instituições que costumam emitir o documento são a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego e prefeitura da cidade. Assim como Gerências e Agências Regionais do Trabalho e Emprego e Posto de Atendimento ao Trabalhador.
Como resgatar os registros
Recuperar os dados de sua carteira de trabalho é muito importante. É nela que estão registrados os lugares onde trabalhou, o salário que recebia e o tempo de trabalho. Estas informações são primordiais em situações de falha no cálculo das contribuições do INSS ou FGTS.
Feito a nova solicitação é necessário a recuperação dos registros trabalhistas. Para isso, o trabalhador precisa se dirigir a um posto de atendimento do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), portando documentos que comprovem seus antigos cargos. Sendo assim, é preciso levar documentos como
- Contracheques;
- Recibo de férias;
- Recibo de recolhimento do FGTS;
- Homologação;
- Comprovante de seguro-desemprego recebido;
Na falta dos documentos citados, o trabalhador deve procurar as empresas em que já trabalhou e solicitar novos lançamentos em sua CTPS. Se a empresa já tiver fechado, o servidor precisa buscar contato com um agente da Superintendência Regional do Trabalho.