Um dos concursos mais aguardados do ano está prestes a sair. Nesta quarta-feira, 5, a Polícia Civil do Rio de Janeiro (PC RJ) confirmou a escolaridade de todos os cargos do próximo certame. A boa notícia é que haverá oportunidades para todos os níveis de escolaridade, ou seja, ensino fundamental, médio e superior.
Além disso, por meio de postagem em uma rede social, a corporação afirmou que os editais de abertura serão disponibilizados em breve. Confira os cargos contemplados e as respectivas escolaridade:
- Perito legista – graduação superior em Medicina, Bioquímica, Odontologia ou Farmácia;
- Delegado – graduação superior em Direito;
- Inspetor de polícia – ensino superior em qualquer área de formação;
- Técnico de necropsia – ensino médio completo;
- Auxiliar de necropsia – ensino fundamental completo.
Os trâmites necessários para abertura do concurso PC RJ 2019 estão em andamento. Atualmente a corporação realiza o processo de escolha da banca organizadora. De acordo com a Assessoria de Imprensa, a estimativa é que os editais sejam publicados em breve. Será um edital para cada carreira. O intuito do certame é sanar parte do déficit de quase 15 mil policiais civis no Rio de Janeiro.
“A Secretaria de Polícia Civil está trabalhando para lançar os editais dos concursos para reforçar o efetivo nas nossas unidades”, afirmou a pasta.
Aprovados serão remunerados com vencimentos iniciais que variam de R$ 4.506,27 a R$ 18.747,95, dependendo do cargo pretendido.
Concurso PC RJ 2019: Editais podem abrir até mil vagas
O quantitativo de vagas para cada função ainda não foi informado. Atualmente, a corporação trabalha com o aval para 96 vagas que foi concedido pelo ex-governador, Luiz Fernando Pezão.
Contudo, o atual líder do executivo, Wilson Witzel, afirmou que o certame terá oferta de mil vagas. A autorização, no entanto, não ainda não foi oficializada. Somente após a conclusão do trâmite será feita a redistribuição das vagas por carreira.
A Polícia Civil do Rio de Janeiro trabalha para encontrar soluções para chegar à oferta de mil vagas. Uma das alternativas é a extinção de cargos ociosos em outras secretarias. Com a economia proporcionada pela medida seria possível custear o pagamento dos novos servidores.
Atualmente o estado está sob ação do Regime de Recuperação Fiscal (RRF) e, por conta disso, a quantidade de vagas fica restrita. Durante o regime, a exceção para abertura de vagas é a reposição de postos vagos em ocasião de aposentadorias, mortes ou exonerações.
A contagem deve ser feita a partir de setembro de 2017, data em que o governo aderiu ao regime. Levando esse fator em consideração, a corporação totaliza 96 cargos vagos, justamente o quantitativo autorizado por Pezão. Para aumentar o quantitativo de vagas, é necessário registrar mais cargos vagos. É esta a manobra que está sendo estudada pela PC RJ.
Apesar da crise financeira, o secretário da Casa Civil e Governança, José Luís Zamith, afirmou que o certame segue confirmado. O secretário da Polícia Civil, delegado Marcus Vinicius Braga adiantou que o primeiro edital divulgado será para a carreira de delegado, cujos preparativos estão mais adiantados.
Veja também: Idade máxima concurso Polícia Civil do Rio de Janeiro (PC RJ)