scorecardresearch ghost pixel



Qual alíquota devo pagar ao INSS? 5%, 11% ou 20%? Entenda

Sua aposentadoria será mais agradável se sua renda for estruturada para se adequar às suas escolhas de estilo de vida. Entenda as alíquotas do INSS.



Com muita frequência, as pessoas que contribuem para o INSS não dão ênfase suficiente ao planejamento financeiro. Isso é necessário para garantir uma oportunidade de uma aposentadoria mais tranquila. Portanto, reserve um tempo agora – em um estágio inicial do processo de planejamento – para pensar nas escolhas sobre suas contribuições.

Você terá fundos suficientes para fornecer o tipo de estilo de vida de aposentadoria que você imagina? Lembre-se de que sua renda provavelmente virá de duas fontes gerais: a aposentadoria do governo e seus próprios investimentos pessoais.

Sua aposentadoria será mais agradável se sua renda for estruturada para se adequar às suas escolhas de estilo de vida. É importante desenvolver um plano de aposentadoria para proteger os ativos que você trabalhou duro para adquirir.

INSS

As pessoas que não exercem atividade remunerada podem contribuir para a previdência social. Eles se encaixam na categoria de segurado facultativo. Esse tipo de contribuição garante uma série de benefícios. Entre eles, podemos destacar:

  • Auxílio-doença;
  • Aposentadoria;
  • Salário-maternidade;
  • Pensão por morte.

Na modalidade facultativa o contribuinte pode realizar o pagamento de duas maneiras. A primeira é chamada de ‘plano normal’. Ele dá direito a todos os benefícios previdenciários. Nesse caso, a alíquota de contribuição mensal é de 20% do valor que você quer receber como aposentadoria. O valor mínimo de contribuição é 20% do salário mínimo e o máximo é 20% do teto previdenciário.

Existem outro tipo de contribuição. Ele é chamado de Plano Simplificado. A alíquota deste plano corresponde a 11% do salário mínimo. Entretanto, esse tipo de contribuição não oferece direito à aposentadoria por tempo de contribuição.

Baixa Renda

Existe uma alíquota especial de 5% que é destinada a pessoas de baixa renda. Apenas quem não exerce atividade remunerada e não tem renda própria pode contribuir nessa categoria. Pessoas que apenas se dedicam a trabalhos domésticos em suas residências e estão cadastrados no CadÚnico preenchem esses requisitos. Este tipo de alíquota garante todos os benefícios da previdência, exceto a aposentadoria por tempo de contribuição.




Voltar ao topo

Deixe um comentário