scorecardresearch ghost pixel



Saiba como consultar o valor disponível na conta do FGTS

O Governo Bolsonaro estuda liberar o saque de contas ativas do FGTS para a movimentação do mercado financeiro. Saiba como consultar seu valor disponível!



De acordo com um anúncio feito recentemente pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, o governo estuda liberar o saque do valor disponível nas contas ativas do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Guedes afirma que a medida seria um modo para incentivar a economia do país.

A medida estudada pelo governo Bolsonaro é semelhante a aplicada pelo governo do ex-presidente Michel Temer, aplicada em 2016. O saque de contas inativas do FGTS foi liberado para que o cidadão aumentasse o seu poder de compra e movimentasse o capital dentro do mercado.

A conta do FGTS é considerada ativa enquanto estiver recebendo depósitos da empresa na qual o cidadão está empregado. Assim que ele sai do emprego, a conta passa a ser inativa, porém continua vinculada ao seu nome. O valor disponível na conta só pode ser sacado em determinados casos, como no caso de aposentadoria ou compra da casa própria.

Além disso, é possível que o trabalhador saiba qual o valor disponível em seu FGTS. A consulta pode ser realizada por meio do site, do aplicativo, por SMS ou e-mail.

Site

É possível que o trabalhador consulte as informações sobre seu FGTS no site da Caixa Econômica Federal. Para isso, basta realizar um cadastro e criar uma senha, tendo em mãos o seu número NIS/PIS. Esse número pode ser encontrado na Carteira de Trabalho, no Cartão do Cidadão ou no extrato impresso do FGTS.

Para realizar a consulta, é necessário:

  • Passo 1: Informar o número do NIS/PIS e clicar em “cadastrar senha”;
  • Passo 2: Ler o regulamento disponibilizado e clicar em “aceito;
  • Passo 3: Preencher os dados pessoais;
  • Passo 4: Criar uma senha de até oito dígitos.

Após realizar esse processo, basta fazer o login para ter acesso as informações acerca da conta do FGTS.

Veja também: Bolsonaro confirma alterações na pontuação e validade da CNH.

Aplicativo

É possível que o trabalhador acesse as informações no aplicativo do FGTS com a mesma senha. O aplicativo está disponível no Google Play, Windows Store e na App Store.  Dessa forma, o cadastro da senha também pode ser realizado diretamente pelo aplicativo:

  • Passo 1: Na tela inicial do aplicativo, clique em “Primeiro Acesso”;
  • Passo 2: Leia o contrato disponibilizado e clique em “aceitar”;
  • Passo 3: Informe o número do NIS e clique em “continuar”;
  • Passo 4: Preencha o formulário e aperte em “próximo”;
  • Passo 5: Crie sua senha e clique em “cadastrar”.

SMS e E-mail

É possível receber as informações sobre seu FGTS mensalmente pelo celular, via SMS. As informações disponibilizadas são acerca do saldo disponível e dos depósitos realizados na conta.

Além disso, o trabalhador poderá receber as informações também por e-mail. Assim, o extrato da conta passa a ser enviado mensalmente, de modo a substituir o extrato enviado em papel a cada dois meses pelo correio.

O cadastramento em ambos os serviços pode ser realizado por meio do site ou do aplicativo, após a criação da senha pessoal. Também é possível atualizar o endereço residencial para o recebimento do extrato via correios.




Voltar ao topo

Deixe um comentário