scorecardresearch ghost pixel



Vagas de Emprego em Portugal para Brasileiros: Aprenda a se candidatar

Se procura um trabalho em Portugal, aqui está um guia sobre como encontrar emprego no país. Confira quais são os requisitos.



Encontrar emprego em Portugal tem sido mais difícil nos últimos anos. Isso se deve a crise econômica do país. Entretanto, há sinais de melhoria econômica e profissional. Com as qualificações e pesquisas certas, pode ser possível encontrar um bom emprego. Também há a possibilidade de começar o seu próprio negócio em Portugal.

Você pode encontrar alguns obstáculos para encontrar um emprego em Portugal. Há um número crescente de graduados no país. Assim, a concorrência no mercado de trabalho aumentou. Felizmente ainda há escassez para trabalhadores altamente qualificados e indústrias em crescimento.

Se você planeja procurar emprego em Portugal, prepare-se pesquisando o mercado de trabalho antes de se mudar. É importante definir expectativas realistas para si próprio. Aqui está um guia para você começar sua busca de emprego em Portugal.

Empregos disponíveis em Portugal

A indústria do turismo é vital para a economia de Portugal. Existe uma variedade de empregos sazonais e temporários oferecidos em toda a indústria. Áreas que se destacam são a de hotelaria e restauração. Nos últimos anos, o setor de centrais de atendimento (call centers) também cresceu. Nele são ofertadas boas oportunidades para trabalhadores multilíngues.

O setor de comércio, reparos e de construção também mostraram algum crescimento de empregos. À medida que o setor manufatureiro se moderniza, mais empregos especializados também estão sendo criados em Portugal.

Para os diplomados que procuram trabalhar em grandes empresas, Lisboa é o local ideal para se estar. Lá existem empresas multinacionais como a Nokia, Samsung e a Nestlé. Também há a sede da Energais e da Portugal Telecom.

O governo português também está encorajando empresários a iniciarem negócios. O estado investiu 20 milhões de euros num organismo de investimento chamado Portugal Ventures para ajudar nesta demanda.

Direitos trabalhistas em Portugal

Os funcionários em Portugal normalmente trabalham 40 horas por semana (oito horas por dia). A lei trabalhista permite flexibilidade em certos casos, chegando ao limite de 60 horas por semana (12 horas por dia).

Os empregados em tempo integral têm direito a férias anuais de 22 dias. Além disso, existem nove dias de folga obrigatórios devido aos feriados.

Os contratos de emprego em Portugal funcionam de forma semelhante a muitos países europeus. Existem contratos de tempo indeterminado, temporários e intermitentes. Esses são os métodos mais comuns de emprego.

Vistos de trabalho portugueses e autorização de residência

Cidadãos da União Europeia (UE), Espaço Econômico Europeu (EEE) e Suíça que se mudarem para Portugal não precisarão de permissão oficial para trabalhar. Entretanto, precisam encontrar um emprego e solicitar residência dentro de seis meses.

No caso de brasileiros, é necessário obter um visto para trabalhar em Portugal. Se você está trabalhando no país com um contrato de curto prazo, você pode obter um visto de permanência temporária, que geralmente é válido por até três meses.

Para um emprego de longa duração, primeiro terá de obter uma autorização de residência em Portugal. Uma autorização de residência temporária é válida por um ano e pode ser renovada. Você pode solicitar esse documento entrando em contato com o Serviço de Imigração e Fronteiras (SEF).

Como cidadão não pertencente à UE, pode ser difícil obter uma autorização de trabalho. Empresas normalmente destinam suas vagas, em primeiro lugar, a cidadãos portugueses ou da UE/EEE. Somente se ninguém desse grupo for qualificado, a empresa poderá estender uma oferta a estrangeiros.

Se você possui habilidades especializadas, então você tem uma chance maior de obter uma oferta de emprego.

A maneira mais fácil de obter um visto de trabalho em Portugal será provavelmente trabalhar para uma multinacional que opera em Portugal. A vantagem é que a empresa geralmente cuida de toda a papelada.

Empregos para brasileiros em Portugal

Confira os sites que você pode cadastrar seu currículo para um emprego em Portugal:

Expatica

Você pode encontrar vagas adequadas na página de empregos da Expatica, que tem uma lista de empregos constantemente atualizada em todo o país.

Instituto do Emprego

O Serviço Público de Emprego Português (Instituto do Emprego) fornece informações sobre ofertas de emprego em Portugal. Aqui, você pode registrar seu currículo e acessar milhares de anúncios de empregos em todo o país.

Outros Sites

Existem também vários sites de empregos gerais, incluindo os seguintes:




Voltar ao topo

Deixe um comentário