scorecardresearch ghost pixel



Concurso PC DF: Edital com 1.800 vagas está pronto, diz secretário

Segundo a previsão, o concurso PC DF 2019 contará com 1.800 vagas, sendo 1.500 para agente e 300 para escrivão. Editais já estão prontos.



Boas notícias para quem espera pelo concurso da Polícia Civil do Distrito Federal (PC DF)! Na última semana, o secretário de segurança do Distrito Federal, Anderson Torres, anunciou que os editais já estão prontos.

De acordo com entrevista ao Correio Brasiliense, Torres informou que faltam definir apenas detalhes orçamentário com a Secretaria da Fazenda. O edital para agente e escrivão estão prontos.

Segundo a previsão, o concurso PC DF 2019 contará com 1.800 vagas, sendo 1.500 para agente e 300 para escrivão. O objetivo da corporação ao reforçar seu efetivo é reforçar também a Segurança Pública do Distrito Federal.

No entanto, é importante frisar que a seleção ainda não foi liberada. Conforme divulgado pelo próprio secretário, atualmente o processo segue tramitando na Secretaria da Fazenda.

Espera-se que, em função do anúncio, a oficialização da autorização ocorra nas próximas semanas. Isso porque, antes da liberação do edital a corporação precisa definir pontos importantes, tais como a escolha da banca organizadora e elaboração do documento com as regras da seleção.

Concurso PC DF 2019

Mesmo com o alto quantitativo previsto, 1.800 vagas, o certame não será suficiente para preencher o déficit de servidores da corporação. Atualmente, são 3.568 postos vagos, de acordo com o Portal da Transparência.

Uma vez que o último edital está com a validade expirada, a única forma de contratar efetivos é por meio da abertura de nova seleção. A maior vacância de postos encontra-se na carreira de agente, onde, dos 5.649 cargos, apenas 2.693 estão ocupados.

Para concorrer a uma das oportunidades será necessário ter ensino superior em qualquer área de formação.

Aprovados para as funções de escrivão e agente adentram na corporação na terceira classe, com ganhos de R$ 8.698,78. Contudo, na classe especial, topo da carreira, as remunerações são de R$ 13.751,51.

No último concurso, realizado em 2013, os participantes foram avaliados por meio de:

  • Provas objetivas (conhecimentos básicos e específicos);
  • Prova discursiva;
  • Prova de capacidade física;
  • Exames biométricos e avaliação médica;
  • Avaliação psicológica;
  • Sindicância de vida pregressa e investigação social;
  • Avaliação de títulos.

O exame objetivo versou sobre o seguinte conteúdo programático:

Escrivão: Noções de Informática, Raciocínio Lógico, Língua Portuguesa, Atualidades, Noções de Administração e Noções de Estatística.

Agente: Atualidades, Língua Portuguesa, Noções de Informática, Raciocínio Lógico, Noções de Direito Constitucional, Direito Administrativo, Noções de Direito Penal, Noções de Direito Processual Penal, Legislação Específica e Legislação Penal Extravagante.




Voltar ao topo

Deixe um comentário