scorecardresearch ghost pixel



Concurso PC PR: 400 vagas CONFIRMADAS pelo Governo do Paraná

Ao todo serão 400 vagas, distribuídas para as funções de delegado, papiloscopistas e investigadores. Ainda não se sabe se haverá cadastro de reserva. 



A Polícia Civil do Paraná (PC PR) vai realizar um novo concurso público para diversas funções. A proposta de abertura do certame foi anunciada pelo governador Ratinho Júnior. As oportunidades disponibilizadas pelo certame serão de contratação imediata. Ainda não se sabe se haverá formação de cadastro de reserva.

Ao todo serão 400 vagas, distribuídas para as funções de delegado, papiloscopistas e investigadores. As etapas de avaliação, ainda, não foram informadas. Porém, os candidatos podem começar seus preparativos tendo o concurso de 2013 como base. Nele, os inscritos passaram por provas objetivas, avaliação de saúde e aptidão físicas, além de investigação de conduta.

A expectativa da Secretaria de Segurança Pública do Paraná é que o edital seja liberado em breve. Como detalhes ligados ao orçamento e impacto nas contas estaduais estão sendo estudados, ainda não há previsão concreta do cronograma.

O governador destacou que, para conseguir a autorização para o Concurso PC PR, o estado terá que cortar a licença prêmio. Desta maneira, a Lei de Responsabilidade Fiscal será devidamente respeitada. Ratinho Júnior frisou que os servidores que já adquiriram o direito a licenças não serão prejudicados. O governo criará um programa para indenizar e assegurar o usufruto destas.

Etapas concurso PC PR

Autorizado o certame, os futuros candidatos podem começar a ser preparar. De acordo com o estatuto da Polícia Civil no Paraná, o ingresso na corporação acontece mediante aprovação em concurso público, que deve avaliar os concorrentes pelas seguintes etapas:

  1. Prova de conhecimentos gerais;
  2. Prova de conhecimentos específicos;
  3. Avaliação de títulos;
  4. Exame de investigação de conduta;
  5. Exame de aptidão física.

Os aprovados em todas as etapas são encaminhados para o curso de formação, que possui caráter eliminatório e classificatório.

O último concurso da PC PR teve o edital publicado em 2013. Na época, a prova objetiva dos participantes foi constituída por 100 questões que foram igualmente distribuídas entre as seguintes disciplinas:

Grupo 1: Língua Portuguesa, Noções de Informática e Raciocínio Lógico.

Grupo 2: Medicina Legal, Direito Civil e Legislação Estadual.

Grupo 3: Direito Administrativo e Direito Constitucional.

Grupo 4: Direito Penal e Direito Processual Penal.




Voltar ao topo

Deixe um comentário