scorecardresearch ghost pixel



Concurso PM PR: Governo autoriza 2.560 vagas para o certame!

Em coletiva de imprensa, o governador afirmou que vai autorizar a abertura de 6.000 vagas em diversos certames. Apenas para a PM serão 2.560 vagas.



Boas notícias para os concurseiros paranaenses! Tudo indica que aguardado concurso da Polícia Militar do Paraná (PM PR) finalmente será publicado este ano. A informação foi confirmada pelo Governador Ratinho Júnior.

Em coletiva de imprensa, o governador afirmou que vai autorizar a abertura de 6.000 vagas em diversos certames. Apenas para a PM serão 2.560 vagas. Tudo indica que o certame deve sair ainda neste semestre. De acordo com as informações, o certame está tramitando há cerca de um ano.

Embora o governador não tenha especificado o cargo contemplado pela seleção, tudo indica que as vagas serão apenas para soldado. No decorrer do ano passado, um pedido para autorização de 4 mil vagas registrou diversas tramitações. Entretanto, os trâmites necessários para abertura do edital não foram concluídos a tempo na gestão anterior.

A recomposição do Quadro de Pessoal da Polícia Militar do Paraná é uma reivindicação antiga.  Pelo menos 1.500 policiais entrarão na reserva este ano em decorrência do veto do governo ao abono permanência para quem completa 25 anos de serviço.

Uma vez que o último concurso para a carreira foi há mais de cinco anos e não encontra-se válido, não há como contratar efetivos para suprir o déficit da corporação.

Concurso PM PR 2019: Vagas de nível médio

Ainda que o governador tenha falado sobre a data do certame, para que ele aconteça é necessário o cumprimento de alguns trâmites. Após formalização da autorização, será constituída a comissão interna para acompanhar a seleção.

O grupo de trabalho ficará responsável, entre outras coisas, pela elaboração do projeto básico do edital. O documento funciona como uma espécie de minuta do regulamento e é usado no processo de escolha da banca organizadora.

Depois de escolhida a banca e assinatura do contrato com a mesma, são finalizados alguns detalhes, como por exemplo o cronograma de execução das etapas.

Para participar do concurso PM PR 2019 os candidatos devem ter idade entre 18 e 30 anos. Também devem estar quitados com as obrigações eleitorais e militares (candidatos do sexo masculino) e porte de CNH categoria “B”.

Importante frisar que, diferente de outras corporações brasileiras, a Polícia Militar do Paraná não tem requisito de altura mínima para investidura em suas carreiras.

A remuneração inicial prevista é de R$ 4.180,07 após conclusão do Curso de Formação.

Último concurso para soldado foi realizado em 2013

De acordo com o último concurso, realizado em 2013, concorrentes às vagas de soldado abertas pela PM PR são avaliados por meio das seguintes etapas:

  • Prova de conhecimentos;
  • Exame de capacidade física;
  • Exame de sanidade física;
  • Avaliação psicológica;
  • Pesquisa social e documental.

No exame objetivo foram cobradas questões das seguintes matérias: Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Informática, Estatuto da Criança e do Adolescente e Atualidades.




Voltar ao topo

Deixe um comentário