scorecardresearch ghost pixel



Concurso PM RN: Certame com 1000 vagas será retomado pelo Governo

O cronograma para finalização do certame foi divulgado nesta quinta-feira (16). Travado por alguns debates jurídicos, o processo seletivo prosseguirá.



Polícia Militar do Rio Grande do Norte (PM RN) acaba de publicar novo cronograma de seu certame! Organizado pelo Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (Ibade), o Concurso Soldado PM RN 2019 ofertou 1.000 vagas na carreira que exige formação de nível superior.

O cronograma para finalização do certame foi divulgado nesta quinta-feira (16). Travado por alguns debates jurídicos, o processo seletivo prosseguirá em oito fases. A homologação ficou estabelecida para setembro de 2020.

As oportunidades foram distribuídas entre praças dos sexos feminino (62) e masculino (938). A remuneração inicial será de R$ 954,00 durante o Curso de Formação e  R$ 2.904,00 após sua conclusão. Além da escolaridade, outros requisitos para investidura devem ser atendidos, tais como:

  • Idade mínima de 20 anos e máxima de 30
  • Altura mínima de 1,60m para mulheres e 1,65m para homens
  • CNH categoria “B”

O soldado da PM RN será responsável pelo policiamento ostensivo (urbano e rural), de trânsito, florestal, rodoviário estadual, entre outras atribuições.

Provas Concurso PM RN

Os candidatos do Concurso PM RN foram avaliados em sete etapas, sendo elas:

Os exames teóricos foram aplicados em 23 de setembro nas cidades de Natal, Caicó e Mossoró. Em cinco horas, os candidatos responderam a 80 questões objetivas, além de elaborar uma redação com o tema proposto pela banca.

Nas provas objetivas, serão abordados conteúdos de:

  • Geografia do Brasil e do Rio Grande Do Norte
  • Língua Portuguesa
  • Legislação Específica da Polícia Militar
  • Noções de Direito (Constitucional, Penal Militar, Penal)
  • Noções de Informática
  • Noções de Legislação Extravagante

Somente serão corrigidas as redações dos candidatos habilitados nas provas objetivas dentro da classificação prevista em edital (até 124° para mulheres e 1.876° para homens). Nos textos, serão considerados aspectos formal (domínio da língua culta), textual e técnico para pontuação.

Como foi o TAF do Concurso PM RN?

A partir de 60 após a realização das provas teóricas, os candidatos classificados no Exame de Saúde serão convocados para o teste de aptidão física (TAF). As chamadas serão feitas por grupo e em ordem alfabética com aplicação das provas em qualquer dia da semana.

Os exercícios que comporam os testes são:

Validade

A validade do certame é de 90 dias, contados a partir da homologação, podendo ser prorrogado por igual período. O andamento do concurso, iniciado no segundo semestre do ano passado, estava prejudicado devido a algumas incorreções do edital.

Por exemplo, o ponto de corte das questões objetivas estabelecido para o mínimo de 40% de acerto, para que a redação do candidato fosse corrigida. Como a referida disciplina teve oito questões, o ponto de corte não era exato e dificultou a compreensão da banca.

A primeira cláusula do TAC determina que o ponto de corte deverá ser rebaixado para três questões, de modo que haverá uma reclassificação, a ser conduzida pela empresa que elaborou as provas. Outra condição do termo foi a continuidade no processo seletivo das candidatas do sexo feminino que foram chamadas a mais, para suprir vagas destinadas aos homens, uma vez que não havia classificados do sexo masculino em número estipulado pelo edital.

Informações pelo edital: EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO Nº 003/2018 – SEARH/PM RN




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário