scorecardresearch ghost pixel



FGTS e PIS/Pasep: Governo deve liberar novo saque dos benefícios

Paulo Guedes, ministro da Economia afirmou que dinheiro do fundo de contas do FGTS e PIS/Pasep, estão próximos de ser liberados. Medida depende da reforma da Previdência e visa injetar recursos na economia.



O ministro da economia Paulo Guedes estuda liberar saques de contas ativas do Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS) e também dinheiro do PIS/Pasep. O objetivo da medida é injetar recursos na economia para alavancar o crescimento do país.

A ação é parecida com a realizada em 2016, por  Michel Temer, no caso de contas inativas do FGTS também com o mesmo objetivo, de movimentar a economia brasileira. Agora, a ideia de Guedes é permitir que os trabalhadores com contratos ativos saquem o benefício.  “Vamos liberar PIS/Pasep, FGTS, assim que saírem as reformas”, afirmou o ministro. 

Entretanto, Guedes ressalvou que a medida segue em estudo, e que ainda “não foi batido o martelo”. Ela só deve ser implementada depois da aprovação da reforma da Previdência. “Nós temos que começar pelas coisas mais importantes”, disse Guedes. 

Ao citar medidas de estímulo ao crescimento econômico brasileiro que devem ser anunciadas após a aprovação da nova Previdência, o ministro ressaltou: “essas são medidas que ajudam a economia, no entanto, devem ser adotadas após a aprovação da reforma da Previdência, em que o governo busca equilibrar as contas públicas.

“Ajuda [falando da Economia]. O problema é que se você abre essas torneiras sem as mudanças fundamentais, é o voo da galinha. Você voa três, quatro meses porque liberou, depois afunda tudo outra vez.

Mas na hora que você fizer as reformas fundamentais, e aí sim você libera isso, é como se fosse a chupeta de bateria. A bateria está parada, você dá a chupeta, mas tem a certeza de que o carro vai andar.”

Ainda segundo o ministro, os anúncios devem ser feitos nas próximas “três, quatro semanas”. Guedes disse que a liberação dos recursos de PIS/Pasep está “pronta para disparar”. “Gostaríamos de disparar hoje, mas aí fomos examinar também o FGTS, que atrasou um pouco o PIS/Pasep, para soltar junto.”

Guedes também não descartou que o governo faça um esforço para ajudar os donos de contas inativas a resgatarem o dinheiro, “Inativas e ativas. Cada equipe está examinando isso. Nós não batemos o martelo ainda, mas todas as equipes estão examinando isso,” revelou.

Quando posso sacar o FGTS?

Segundo informativo da página oficial do governo que orienta quanto a saques do FGTS, os casos específicos indicam as situações em que o dinheiro do fundo do FGTS pode ser sacado, confira:

  •  Na demissão, feita pelo empregador, sem justa causa;
  •  Na rescisão por acordo (a partir de 11/11/2017 – Lei nº 13.467/2017 – Reforma Trabalhista);
  • No término do contrato por prazo determinado;
  •  Na rescisão do contrato por extinção total da empresa; supressão de parte de suas atividades; fechamento de quaisquer de seus estabelecimentos, filiais ou agências; falecimento do empregador individual ou decretação de nulidade do contrato de trabalho  inciso II do art. 37 da Constituição Federal, quando mantido o direito ao salário;
  •  Na rescisão do contrato por culpa recíproca ou força maior;
  • Na aposentadoria;
  •  No caso de necessidade pessoal, urgente e grave, decorrente de desastre natural previsto no Decreto n. 5.113/2004, que tenha atingido a área de residência do trabalhador, quando a situação de emergência ou o estado de calamidade pública for assim reconhecido, por meio de portaria do Governo Federal;
  •  Na suspensão do Trabalho Avulso;
  •  No falecimento do trabalhador;
  •  Quando o titular da conta vinculada tiver idade igual ou superior a 70 anos;
  •  Quando o trabalhador ou seu dependente for portador do vírus HIV;
  •  Quando o trabalhador ou seu dependente estiver acometido de neoplasia maligna – câncer;
  •  Quando o trabalhador ou seu dependente estiver em estágio terminal, em razão de doença grave;
  •  Quando a conta permanecer sem depósito por 03 (três) anos ininterruptos cujo afastamento tenha ocorrido até 13/07/90, inclusive; 
  •  Quando o trabalhador permanecer por 03 (três) anos ininterruptos fora do regime do FGTS, cujo afastamento tenha ocorrido a partir de 14/07/90, inclusive, podendo o saque, neste caso, ser efetuado a partir do mês de aniversário do titular da conta;
  • Na amortização, liquidação de saldo devedor e pagamento de parte das prestações adquiridas em sistemas imobiliários de consórcio;
  • Para aquisição de moradia própria, liquidação ou amortização de dívida ou pagamento de parte das prestações de financiamento habitacional; 
  • Na aquisição de Órtese e/ou Prótese não relacionadas ao ato cirúrgico e constantes na Tabela de Órtese, Prótese e Meios Auxiliares de Locomoção – OPM, do Sistema Único de Saúde – SUS, para promoção de acessibilidade e inclusão social.

Veja também o que são os benefícios PIS e PASEP, de acordo com informativo oficial da Caixa Econômica Federal:

O que é o PIS?

Com o Programa de Integração Social (PIS), o empregado da iniciativa privada tem acesso aos benefícios determinados por lei e ainda colabora para o desenvolvimento das empresas do setor.

Por meio da Lei Complementar n° 7/1970, foi criado o Programa de Integração Social (PIS). O programa busca a integração do empregado do setor privado com o desenvolvimento da empresa. O pagamento do PIS é de responsabilidade da Caixa​.

O que é PASEP? 

Paralelamente à criação do PIS, a Lei Complementar n° 8/1970 instituiu o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP), com o qual União, Estados, Municípios, Distrito Federal e territórios contribuíam com o fundo destinado aos empregados do setor público. O pagamento do PASEP é feito pelo Banco do Brasil.​

Veja mais:  Veja quem tem direito ao PIS/Pasep e como realizar o saque do benefício




Voltar ao topo

Deixe um comentário