scorecardresearch ghost pixel



Nova carteira de identidade terá mais de 15 dados e QrCode

O novo modelo de carteira de identidade já está em vigor em diversos estados brasileiros. Com a inovação, a carteira de identidade ficará mais completa.



O novo modelo de carteira de identidade já está em vigor em diversos estados brasileiros. A partir deste ano, todos os RG solicitados serão impressos no novo padrão. Eles são regulamentados pelo Decreto Federal nº 9.278, de 5 de fevereiro de 2018.

Além do número do RG, o documento irá conter o CPF e 15 dados opcionais. Entre eles estão o nome social, o número do Documento Nacional de Identificação (DNI) e da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Também será possível adicionar o número do Título de Eleitor, Carteira de Trabalho e Previdência Social. Outros dados que estarão no documento são o Cartão Nacional de Saúde, identidade profissional e certidão de reservista.

A nova cédula conterá diversos elementos de segurança. O objetivo é evitar a falsificação. Haverá o QRCode no verso com os dados do portador, relevo tátil, imagem reativa do brasão da República em ultravioleta, entre outros.

Modelo

Com a inovação, a carteira de identidade ficará mais completa. O processo de emissão será mais ágil e informatizado. Mesmo com a essa mudança, os documentos de identidade anteriormente emitidos não perderão a validade.

Para solicitar o documento, o requerente deverá procurar um dos postos de identificação credenciados no seu Estado. Eles deverão apresentar a certidão de nascimento ou casamento original e os comprovantes dos documentos que desejar incluir.

Nos postos equipados com kits biométricos, a fotografia, a assinatura e as impressões digitais serão colhidas durante o atendimento. Inicialmente, as novas cédulas serão impressas somente em papel moeda. Em breve, o requerente poderá optar pelo documento impresso no cartão em policarbonato.

Para a emissão do cartão, será cobrada uma taxa a ser definida por estado. A segunda opção, em cartão de policarbonato, terá o tamanho reduzido e com maior durabilidade. A impressão dos RGs será feita por empresas devidamente licenciadas.




Voltar ao topo

Deixe um comentário