Saldo do FGTS pode ser consultado com número do CPF

O FGTS foi criado como reserva pecuniária do trabalhador. Saiba como consultar o saldo do FGTS com o CPF:



O FGTS foi criado como reserva pecuniária do trabalhador. Atualmente as contas do FGTS possuem cerca de R$ 500 bilhões de ativos. Esse montante tem o objetivo principal de proteção nos momentos de demissão involuntária, aquisição de moradia e aposentadoria. Esses casos representam aproximadamente 90% dos saques.

Além de ser um recurso do trabalhador, o Fundo beneficia toda a população brasileira. Com ele são feitos investimentos em habitação, saneamento e infraestrutura urbana.

Para saber o saldo do FGTS, é necessário o número do NIS. Ele é utilizado identificar o número social do cidadão. Esse é um número de cadastro atribuído pela Caixa Econômica Federal às pessoas que serão beneficiadas por algum projeto social e não possuem cadastro no PIS.

Esse número pode ser encontrado no cartão cidadão, carteira de trabalho (CTPS) ou cartão do bolsa família. Todo cidadão brasileiro que possui cadastro na previdência social tem esse número.

Como Descobrir o número do NIS?

Para descobrir o número do NIS é simples, pois ele pode ser encontrado nos seguintes documentos:

Cartão Cidadão Caixa – É o número impresso no cartão cidadão;

Carteira de Trabalho – Localizado nos dados pessoais do trabalhador;

Cartão Bolsa Família – O número é o que está impresso no cartão.

Carteira de Identidade – O número do NIS está em alguns modelos do RG. Basta procurar na sua Identidade se há um número de “PIS/PASEP”, esse é o mesmo número do NIS.

Existe algumas maneiras de fazer a consulta do número do NIS. Uma é usando o seu CPF no aplicativo Caixa Trabalhador. Outras opções são por telefone e pela internet. No caso da busca via internet, basta acessar a página do DataPrev.

Para os trabalhadores, o número NIS serve para identificá-lo no recolhimento/recebimento do FGTS, Seguro-Desemprego, Abono Salarial e também no ato da aposentadoria.

Para os demais cadastrados, o número é utilizado para realizar o pagamento de benefícios ou como chave de identificação nas Políticas Públicas ou emissão de documentos como, por exemplo, a Carteira de Trabalho.

Dessa forma, pode acontecer de uma pessoa ter um NIS sem ainda ser um trabalhador com carteira assinada. Esse número deve ser informado à empresa na hora da contratação, evitando assim um eventual cadastramento em duplicidade.

O cadastramento é sempre feito por um agente: empresa, prefeitura, órgão de governo, porém a manutenção do cadastro é feita somente pelo próprio inscrito, que deve procurar a CAIXA quando necessitar atualizar seus dados cadastrais, exceto no caso do Programa Bolsa Família, em que a atualização é feita na Prefeitura.

O número do NIS pode ser solicitado a qualquer momento, nas Agências da Caixa, mediante apresentação de documento de identificação do trabalhador.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário