scorecardresearch ghost pixel



Saque de contas ativas do FGTS pode beneficiar trabalhadores

O Ativo do FGTS é constituído pelos recursos disponíveis no Fundo de Garantia. Os trabalhadores podem ser beneficiados pelo saque das contas ativas.



O Ativo do FGTS é constituído pelos recursos disponíveis no Fundo de Garantia. Entre eles estão os empréstimos nas áreas de habitação, saneamento e infra-estrutura. No período atual, o ativo alcançou o montante de mais de R$ 500 bilhões.

Os recursos das contas ativas do FGTS são destinados ao pagamento dos saques dos trabalhadores. Também servem para a composição do Orçamento Anual de Aplicação do Fundo. Boa parte do dinheiro está destinada à concessão de descontos nos financiamentos para famílias com renda mensal estabelecida pela Caixa.

A aplicação dos recursos do FGTS tem como objetivo amenizar o déficit habitacional do país. Também busca melhorar as condições de saneamento básico e infra-estrutura urbana. Ao longo dos últimos anos, o Fundo vem priorizando a população com renda de até 5 Salários Mínimos.

Contas Ativas

O governo estuda liberar saques de contas ativas do FGTS. A medida seria similar à implementada pelo governo Michel Temer. O objetivo é o mesmo: injetar recursos capazes de alavancar a volta do crescimento.

A medida, entretanto, ainda segue em estudo. Ela só deve ser implementada após a eventual aprovação da reforma da Previdência. “Nós temos que começar pelas coisas mais importantes”, disse Guedes.

“As coisas devem se acelerar nas próximas três ou quatro semanas”, disse o ministro, em referência à tramitação da reforma da Previdência no Congresso

Ao citar medidas de estímulo ao crescimento que devem ser anunciadas após a aprovação da nova Previdência, Guedes mencionou a nova rodada de liberação dos saques nas contas do FGTS. “Inativas e ativas. Ativas também”, afirmou ele, sem dar mais detalhes sobre a medida.

O governo cogita a liberação dos saques em contas ativas ante o esgotamento dos recursos disponíveis nas contas inativas, que já tiveram o saque liberado pelo governo Temer. Guedes ressalvou, porém, que a medida segue em estudo, e que ainda “não foi batido o martelo”.

Hoje, o saque nas contas ativas do FGTS só é permitido em situações específicas, como no caso do trabalhador ser demitido sem justa causa ou se for para utilizar os recursos na aquisição de casa própria.




Voltar ao topo

Deixe um comentário