scorecardresearch ghost pixel



Veja como vai funcionar o saque das contas ativas no FGTS

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirma que assim que reforma da Previdência sair, FGTS de contas ativas deve ser liberado, o mesmo deve acontecer com PIS/Pasep. Veja mais. 



Como uma medida para impulsionar a economia do país, o ministro Paulo Guedes afirmou em coletiva que o governo estuda liberar dinheiro de contas ativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

“Vamos liberar PIS/Pasep, FGTS, assim que saírem as reformas”, disse o ministro confirmando que fará parte desta liberação também as contas ativas. “ Inativas e ativas. Cada equipe está examinando isso. Nós não batemos o martelo ainda, mas todas as equipes estão examinando isso.”

De acordo com Guedes, as medidas ajudarão, mas é preciso esperar a aprovação da reforma da Previdência. “ O problema é que você abre essas torneiras sem as mudanças fundamentais, é o voo de galinha. Você voa três, quatro meses porque liberou, depois afunda outra vez”, afirmou.

O ministro disse ainda que os anúncios devem ser feitos em poucas semanas e que a liberação dos recursos de PIS/Pasep está “pronta para disparar.” “ Gostaríamos de disparar hoje, mas aí fomos examinar também o FGTS, que atrasou um pouco o PIS/Pasep, para soltar junto”,completou Guedes.

O que é FGTS ativo e inativo?

Cada vez que um trabalhador começa em um novo emprego com carteira assinada, uma nova conta é criada e vinculada ao seu FGTS, ou seja, uma única pessoa pode ter várias contas e cada uma corresponde a uma empresa na qual houve vínculo empregatício.

É possível, ao consultar o extrato, verificar a posição de todas as contas e ver que algumas constam como ativas e outras inativas.

Conta ativa FGTS: conta vinculada a um contrato de trabalho vigente. Recebe depósitos mensais por parte do empregador. O valor rende juros e atualização monetária.

Conta inativa FGTS: conta vinculada a um contrato de trabalho extinto. Não recebe depósitos regularmente, porém pode ter saldo positivo, caso o trabalhador não tenha se encaixado nas regras para saque. O saldo também rende juros e atualização monetária.

Veja também: Rendimento do PIS/Pasep será depositado HOJE! Quem tem direito?

Como consultar o FGTS?

O saldo do FGTS pode ser consultado e os depósitos feitos pelo empregador serem monitorados pela internet, celular ou aplicativo. Para todas essas opções é necessário realizar um cadastro rápido no site da Caixa e seguindo seguintes etapas:

  1. Informe o número do PIS/Pasep e selecione a opção “definir senha”;
  2. Confirma que aceita o regulamento;
  3. Preencha dados pessoai solicitados
  4. Cadastre uma senha.

Depois disso, você receberá uma confirmação de cadastro e logo depois poderá consultar o extrato na plataforma de sua preferência.

Quem é correntista da Caixa Econômica Federal tem o FGTS vinculado e pode usar o aplicativo do banco para realizar consultas.

Quanto rende o FGTS?

O fundo de garantia é composto pelos depósitos feitos pelo empregador. O valor é proporcional a 8% do salário mensal  e a rentabilidade é de 3% ao ano somada à Taxa Referencial que está zerada desde 2017.

O FGTS é um dos piores investimentos porque tem rentabilidade muito baixa. Rende até abaixo da poupança e há 20 anos rende abaixo da inflação.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário