Quem quiser emitir a nova carteira de identidade no estado de São Paulo, saiba que o modelo já foi liberado na terça-feira, 20. Além de incluir novos dispositivos que aumentam a segurança contra falsificação, o novo RG trará benefícios para a população pois unifica dados de pelos menos 12 outros documentos.
Agora, o novo documento que apresenta dimensão reduzida, pode incluir registros como título de eleitor, numeração da carteira de trabalho e previdência social, certificado militar, carteira nacional de habilitação, documento de identidade profissional, carteira nacional de saúde, tipo sanguíneo e NIS/PIS/Pasep.
Também poderão constar na cédula, indicativos para portadores de necessidades especiais, códigos referentes ao Código Internacional de Doenças (CID), e ainda há a possibilidade de inclusão de nome social sem a necessidade de alteração no registro civil.
Além disso, a versão atualizada do RG vem com um QR Code – espécie de código de barras – na parte interna, para garantir sua autenticidade. Ademais, outros elementos de segurança foram adicionados ao modelo, como detalhes em relevo tátil ou reativos à luz ultravioleta.Veja abaixo o modelo:
Como solicitar a nova carteira de identidade?
Para solicitar o documento, o requerente deverá procurar um dos postos do Poupatempo do Estado de São Paulo, portando os documentos originais que deseja incluir e também a certidão de nascimento ou casamento.
Vale ressaltar que a carteira de identidade na versão antiga continua valendo. Por isso, a emissão do novo modelo é direcionada às solicitações de uma segunda via ou para os cidadãos que estão tirando o documento pela primeira vez. O prazo para que outros estados atendam a determinação para emissão das novas cédulas de identidade é até março de 2020.
Veja também: Senai está com mais de 1.640 vagas abertas para cursos gratuitos!