scorecardresearch ghost pixel



Começou! Governo entrega 1º lote do novo RG

Evento de entrega dos documentos contou com a participação do presidente Jair Bolsonaro. Novo passaporte também foi anunciado.



O governo federal realizou a entrega da primeira remessa do novo modelo da Carteira de Identidade Nacional (CIN). O presidente Jair Bolsonaro (PL), que participou do evento, também anunciou o lançamento de uma nova versão do passaporte.

Leia mais: Novo RG: número da carteira de identidade será alterado

Nova identidade

Lançada em fevereiro deste ano, a nova carteira de identidade, ou novo RG, foi desenvolvida para substituir o modelo atual do documento. Dentre as mudanças está a utilização do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) como número de identificação única do individuo.

Apesar da sua implementação, os institutos de identificação em todo o território nacional receberam um prazo para a implementação da mudança, que vai até o mês de março de 2023.

Qual o objetivo da nova carteira de identidade?

Um dos objetivos principais está em unificar o formato de identificação dos brasileiros para evitar fraudes. Para se ter ideia, hoje em dia, uma única pessoa pode ter até 27 números de RG, sendo um para cada estado, além do Distrito Federal.

“A nova identidade vem com um QR Code que pode ser lido de forma rápida por qualquer cidadão, facilitando a identificação e a autenticidade do documento”, informou a Secretaria-Geral.

Troca será obrigatória?

Não. A mudança do documento atual para o novo será gradativa, sendo a emissão gratuita para a primeira via. O atual documento segue válido por até 10 anos para quem possui até 60 anos de idade. Aqueles com idade superior não precisarão mais trocar.

Ou seja, a validade será de cinco anos para crianças com até 11 anos, de dez anos para pessoas com idade de 12 anos completos a 59 anos, e sem prazo determinado para pessoas com idade a partir de 60 anos.




Voltar ao topo

Deixe um comentário