Como fazer um empréstimo para MEI no Banco do Brasil e na Caixa

Ao se formalizar MEI, o empreendedor passa a ter acesso a benefícios como aposentadoria e acesso a crédito com menores taxas de juros.



Todo empreendimento exige investimentos para se manter de pé. Contudo, nem sempre esse empreendedor tem os recursos necessários disponíveis. No entanto, felizmente, existem opções para se recorrer nesse momento e contornar a situação.

Ao se legalizar como um MEI-Microempreendedor Individual, você poderá contar aposentadoria no futuro além de acesso a linhas de crédito, inclusive em grandes instituições bancárias, como o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal com vantagens exclusivas.

Como fazer um empréstimo para MEI no Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal

Antes de mais nada, é importante frisar que esse tipo de empréstimo deve ser destinado exclusivamente para investimentos em seu negócio, NUNCA para fins pessoais, de modo que esse compromisso seja pago juntos com as suas demais obrigações mensais.

Empréstimo na Caixa Econômica Federal

Para solicitar crédito na Caixa Econômica Federal, tenha em mãos:

  • Certificado de Condição do Microempreendedor Individual (CCMEI) e/ou Certidão Simplificada da Junta Comercial.
  • Documentos pessoais do MEI (RG e CPF).
  • Comprovante de endereço residencial do Microempreendedor.

Com os documentos em mãos, a solicitação deve ser feita mediante ao preenchimento da “Ficha de Cadastro Microempreendedor Individual“, disponibilizado pela própria CAIXA.

A contratação é feita de maneira que é necessário comparecer a qualquer uma das agências da Caixa, instituições parceiras, Caixa Cr​escer​ ou mesmo ligar para 0800 726 0101.​ Com a aprovação do cadastro e após as análises efetuadas pela Caixa, o crédito será depositado diretamente na sua conta.

Microcrédito: Empréstimo no Banco do Brasil

Já no Banco do Brasil, são exigidos os seguintes documentos:

  • Certificado de Condição do Microempreendedor Individual (CCMEI) e/ou Certidão Simplificada da Junta Comercial.
  • Documentos pessoais do MEI (RG e CPF).
  • Comprovante de endereço residencial do Microempreendedor.
  • CNPJ.

Para um empréstimo concedido à um microempreendedor formal, é necessário que você seja uma pessoa jurídica.

Assim, para solicitar, com os documentos em mãos, em uma agência física, o Banco do Brasil abrirá uma conta corrente especial como pessoa jurídica para ter acesso ao depósito dos empréstimos solicitados.  O empréstimo é destinado à negócios com faturamento anual de até R$ 81 mil e que contam com somente um funcionário.

Microcrédito – empréstimo para MEI

Outra modalidade de crédito destinada ao microempreendedor individual MEI, é o chamado microcrédito, que concede ao individuo menores taxas de mercado e menos burocracia.

No site do BNDES há uma lista de instituições autorizadas a conceder um crédito de até R$ 20 mil.




Voltar ao topo

Deixe um comentário