Para não correr o risco de ficar sem o pagamento, os segurados do INSS que recebem benefício por incapacidade, seja por auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez, precisam estar com a documentação médica em dia.
Isso porque o governo começa fazer pente-fino nesses auxílios já agora no mês de setembro. Dessa forma, laudos médicos recentes, receitas e toda documentação que comprove a incapacidade têm que estar atualizada para o caso de serem solicitados pelo médico perito que vai atender o segurado.
Convocação por carta padrão
Segundo o Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário, os segurados serão convocados por meio de carta padrão enviada ao beneficiário, que após isso deve agendar comparecimento a uma agência por meio do portal “Meu INSS” ou da “Central de Atendimento 135”.
Para que o beneficiário receba a carta é muito importante que ele esteja com os dados atualizados no INSS, caso contrário o risco de ter o benefício suspenso por falta de perícia é muito grande.
Como atualizar meus dados no INSS
Caso o segurado ainda não seja cadastrado no portal “Meu INSS”, é necessário se inscrever. Para isso, é preciso acessar o site acesso.gov.br e se cadastrar. O usuário precisa informar o CPF e clicar em “Crie sua conta”.
Daí uma segunda tela se abrirá para o preenchimentos dos dados cadastrais como nome e CPF (campos obrigatórios), além de endereço de e-mail e número de telefone, que são informações opcionais, mas que podem auxiliar em caso de necessidade de recuperação da senha.
Durante o processo de inscrição, o beneficiário deve confirmar o nome da mãe, data de nascimento e confirmar informações trabalhistas e previdenciárias.
Finalizada esta etapa, o segurado recebe um código de validação enviado por SMS (torpedo) ou um link por e-mail.
Dessa forma, o segurado pode cadastrar senha de acesso para utilização do “Meu INSS“.
Veja também: INSS oferta benefício mensal para quem nunca contribuiu. Saiba como!