scorecardresearch ghost pixel



INSS modificará forma de pagamento de benefícios em 2020

A nova medida foi anunciada no início da semana e tem como intuito aumentar a segurança dos beneficiados do órgão. Mudanças valerão a partir de 2020.



O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou no início da semana uma nova medida referente ao pagamento dos benefícios. A partir de 2020, todos os novos benefícios concedidos terão o primeiro pagamento realizados por meio de um cartão magnético. O cartão também poderá ser utilizado para a realização de compras na função débito.

Atualmente, o segurado precisa receber uma carta enviada pelo INSS para o recebimento do primeiro pagamento. Com a carta, o beneficiado precisa se deslocar até a agência bancária indicada pelo documento e apresentar os documentos de identificação.

Assim, os segurados que não possuem conta-corrente podem escolher a emissão do cartão magnético e continuar recebendo as demais parcelas da aposentadoria por meio desta conta. Com isso, será possível sacar somente o valor total do benefício mensal.

Já para os que possuem a conta corrente podem escolher pelo crédito em conta. Dessa forma, a movimentação da aposentadoria ocorrerá de acordo com as regras da conta. Além disso, ele também poderá optar por sacar a quantia ou fazer a transferência para outros bancos.

Contudo, a partir do ano que vem, todos os novos pagamentos serão realizados por meio do cartão magnético, de forma automática. O novo cartão possuirá as mesmas funções e serviços de um cartão de débito, sem a necessidade de abertura de conta corrente em alguma instituição. Assim, não haverá cobrança de taxas ou anuidade do beneficiário.

Nova medida visa segurança

De acordo com o INSS, a medida visa o aumento da segurança para os cidadãos que recebem o benefício. Isso ocorre devido que o saque do pagamento não ocorrerá mais de uma vez só no caso de quem optar pelo cartão magnético do INSS. Dessa forma, evitará que o segurado saia das agências portando consigo todo o valor referente ao benefício.

A Presidente do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP), Adriane Bramante, afirma que a medida é positiva se for aplicada do modo previsto. “Contanto que não sejam cobradas taxas de uma conta vinculada ao cartão, é algo que dá sim mais segurança ao aposentado”, argumenta Bramante.

Veja também: INSS devolverá R$ 57 milhões para 800 mil aposentadorias.

Como evitar possíveis golpes

O segurado do INSS é alvo de diversos grupos criminosos que tem o intuito de realizar golpes. Dessa forma, é necessário que o beneficiário fique atento e tome alguns cuidados para evitar os possíveis golpes.

Assim, é importante não informar dados como número de documentos, nome completo e senhas bancárias a outras pessoas, seja pessoalmente ou por telefone. Além disso, em caso de necessidade de ajuda para a realização dos saques, o segurado deve buscar ajuda de algum funcionário do banco ou lotérica onde receberá o benefício.

Além disso, um dos principais golpes realizados é o conhecido como “saidinha de banco”. Nele, os criminosos aguardam que o aposentado realize o saque e, ao sair do banco, ele será envolvido em alguma situação na qual terá seu dinheiro extraído. Portanto, evite falar com desconhecidos ao sair do banco.

Também é necessário tomar certos cuidados ao organizar sua aposentadoria com o banco. Desse modo, é preciso deixar claro aos atendentes que não autorizará a compra de serviços extras. Caso seja beneficiário de conta-benefício, não são cobradas taxas para a utilização do serviço. Assim, se houver cobranças extras, é possível que algo de errado esteja acontecendo.

Por fim, é preciso que o segurado analise as condições e documentos referentes antes de realizar um empréstimo. Os papeis referentes ao crédito devem ser assinados pessoalmente, de modo a evitar possíveis fraudes.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário