scorecardresearch ghost pixel



Novo lote do abono PIS/Pasep será liberado HOJE (19). Veja se tem direito!

O crédito do pagamento do PIS/Pasep é liberado conforme os calendários divulgados pela Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil. Confira se tem direito ao novo lote!



Mais um lote de pagamento do abono PIS/Pasep será liberado nesta quinta-feira (19), seguindo o calendário divulgado pelo Banco do Brasil destinado aos servidores públicos que recebem Pasep, e o cronograma da Caixa Econômica Federal para trabalhadores do setor privado que são contemplados com o PIS.

O PIS (Programa de Integração Social) segue uma ordem estabelecida de acordo com os aniversariantes do mês. Sendo assim, esse novo lote de pagamento, liberado no mês de setembro, será destinado aos cidadãos que fazem aniversário de setembro e assim respectivamente. Veja o calendário:

Já o Pasep (Programa de Formação do Patrimônio Público), a liberação é feita conforme o último dígito do número de inscrição no programa. Com inicio em julho e agosto, os trabalhadores com dígitos finais de 0 e 1 foram contemplados, e assim sucessivamente. Confira:

Entenda o abono salarial

O abono salarial funciona como uma espécie de décimo quarto salário, já que é pago ao trabalhador anualmente. Este, pode chegar ao valor máximo de um salário mínimo, variando conforme os meses trabalhados.

Ou seja, se ela trabalhou o ano todo, recebe um salário mínimo. Caso tenha trabalhado só um mês, por exemplo, ganha 1/12 do mínimo (R$ 84,00, arredondando). Veja:

Como saber se tenho direito ao abono salarial PIS/Pasep?

Para se ter direito ao abono salarial, é necessário se atender aos seguintes requisitos:

  • Estar cadastrado no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos;
  • Ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base, que nesse caso é o ano de 2018.
  • Exercido atividade remunerada de carteira assinada, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base considerado para apuração;
  • Os dados informados pelo empregador (Pessoa Jurídica), devem estar corretos na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS). Para isso, é recomendável consultar seu saldo e verificar se o empregador está em situação regular.

O número do PIS pode ser facilmente encontrado na Carteira de Trabalho, no comprovante de inscrição ou no Cartão do Cidadão.

Como consultar o valor do PIS/Pasep?

Há diferentes formas para verificar o saldo do benefício:

PIS (trabalhador de empresa privada):

  • Pelo aplicativo Caixa Trabalhador;
  • Pelo site da caixa (www.caixa.gov.br/PIS), em seguida clique em “Consultar pagamento”.
  • Através do telefone de atendimento da Caixa: 0800 726 0207

Pasep (servidor público):

Através dos telefones da central de atendimento do Banco do Brasil: 4004-0001 (capitais e regiões metropolitanas) ou ainda pelo 0800 729 0001 (demais cidades) e 0800 729 0088 (deficientes auditivos).

Por fim, vale frisar que o PIS/Pasep é um direito de todo o trabalhador, sendo necessário que o mesmo se atente quanto aos prazos e ao calendário de pagamento do benefício. Afinal, caso o trabalhador não faça o saque do abono durante o período determinado, pode perder definitivamente o direito, de modo que a quantia é destinada ao Fundo de Apoio ao Trabalhador (FAT).




Voltar ao topo

Deixe um comentário