scorecardresearch ghost pixel



PIS/Pasep: Confira se você pode receber o abono salarial ainda em 2019

Dois grupos de trabalhadores e servidores já podem receber o benefício, e até o fim de 2019, outros lotes terão o pagamento liberado.



O abono salarial do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) está sendo pago desde 25 de julho. Dois grupos de trabalhadores e servidores já podem receber o benefício, e até o fim de 2019, outros lotes terão o pagamento liberado.

O valor do pagamento varia de acordo com o período trabalhado no ano. Quem trabalhou por pelo menos 30 dias receberá R$ 84,00. Já aqueles que atuaram durante 12 meses poderão sacar um salário mínimo (R$ 998,00)

Confira a seguir se você pode receber o abono salarial ainda neste ano:

PIS

O PIS é destinado aos trabalhadores da iniciativa privada, ou seja, que são regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). O calendário de saques do abono salarial do PIS em 2019/2020 considera o mês de nascimento do trabalhador.

Sendo assim, de acordo com o cronograma, os próximos a receber o benefício são os nascidos no mês de setembro, que poderão sacar o valor a partir da próxima quinta-feira, dia 19 de setembro. Já os nascidos em outubro recebem a partir de 17 de outubro. Aqueles que fazem aniversário em novembro serão pagos a partir do dia 14 de novembro, e por fim, nascidos em dezembro poderão fazer os saques a partir de 12 de dezembro.

O pagamento do PIS fica a cargo da Caixa Econômica Federal. Correntistas da estatal já recebem o crédito automaticamente em conta. O valor também pode ser transferido para outra conta bancária ou sacado, basta comparecer à agência portando um documento de identificação com foto.

Para saber se você tem direito ao pagamento do PIS ou esclarecer dúvidas, acesse o site da Caixa, o aplicativo Caixa Trabalhador ou ligue para o Caixa Cidadão, pelo telefone 0800 726 0207. O horário de atendimento é das 8h às 21h de segunda à sexta-feira, e das 10h às 16h aos sábados.

Pasep

O Pasep é um benefício concedido a servidores públicos e funciona da mesma forma que o PIS. Entretanto, neste caso, o calendário de pagamentos considera o último dígito do número de inscrição.

Desta forma, segundo o calendário de pagamento no Pasep, recebem ainda neste ano os inscritos que tem o final da inscrição com os números 2 (a partir de 19 de setembro), 3 (a partir de 17 de outubro) e 4 (14 de novembro).

Os recursos do Pasep são administrados pelo Banco do Brasil. Servidores que são clientes da instituição bancária recebem o dinheiro direto na conta. Os demais podem transferir o dinheiro para o banco onde possuem conta ou efetuar o saque em qualquer agência do BB mediante a apresentação de um documento oficial de identificação.

Para mais informações, acesse o site do Banco do Brasil ou ligue para a Central de Atendimento BB, que oferece atendimento 24 horas, nos seguintes números:

4004-0001 (capitais e regiões metropolitanas)
0800 729 0001 (demais cidades)
0800 729 0088 (deficientes auditivos ou de fala)

Quem tem direito ao abono salarial PIS/Pasep?

Para receber o benefício, é necessário estar cadastrado no PIS/Pasep há pelo menos 5 anos e ter trabalhado no mínimo 30 dias no ano-base, que neste caso é 2018, recebendo um salário no valor de até dois salários mínimos. Além disso, o empregador deve ter atualizado os dados do empregado na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

Leia também: Confira o calendário para PIS/PASEP 2019/2020




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário