scorecardresearch ghost pixel



Senac e Unimed continuam recebendo inscrições para curso gratuito

Curso gratuito de cuidador de idosos é aposta da Unimed em parceria com o Senac. Cada cidade recebe o curso em uma data diferente, confira quando chega ao seu município.



Para quem tem interesse em se tornar cuidador de idosos, saiba que a Central Nacional Unimed oferece um curso profissionalizante gratuito. Nas cidades de Salvador, São Paulo e também no Distrito Federal o curso já é ofertado há cinco anos.

Com o intuito de ampliar a oferta em mais cidades e também pensando em melhorar a estrutura física para o curso, recentemente a Unimed divulgou uma parceria com o Senac.

Em razão dessa parceria, algumas das cidades como Curitiba, São Luís, Fortaleza e Salvador, receberam novas turmas para a realização das aulas. As inscrições para diversas turmas já estão abertas no Brasil e as datas de início do curso vão até o dia 26 de outubro.

Confira o calendário do curso e como se inscrever

Diversas unidades já estão com as inscrições abertas para o curso de cuidador de idosos. Para realizar a matrícula, basta entrar no site da Central Nacional Unimed. As datas de inscrição e início do curso estão distribuídas da seguinte forma:

  • São Paulo: As inscrições abrem no dia 6/09, com início de turmas em 5/10;
  • Salvador: Inscrições abrem no dia 30/08, com início de turmas em 28/09;
  • Brasília: Inscrições abrem no dia 12/07, com início de turmas em 10/08;
  • São Luís: Inscrições abrem no dia 20/09, com início de turmas em 19/10;
  • Feira de Santana: Inscrições abrem no dia 16/08, com início de turmas em 14/09;
  • Porto Alegre: Inscrições abrem no dia 06/09, com início de turmas em 05/10;
  • Curitiba: Inscrições abrem no dia 20/09, com início de turmas em 19/10;
  • Fortaleza: Inscrições abrem no dia 27/09, com início de turmas em 26/10;
  • Rio de Janeiro: Inscrições abrem no dia 27/09, com início de turmas em 26/10;
  • Goiânia: Inscrições abrem no dia 27/09, com início de turmas em 26/10;
  • Curvelo: Inscrições abrem no dia 26/07, com início de turmas em 24/08;
  • Cascavel: Inscrições abrem no dia 01/08, com início de turmas em 14/09.

Sobre o curso Unimed e Senac

O curso profissionalizante para cuidador de idosos desenvolvido pela Unimed e pelo Senac possui carga horária de 80 horas aula. A carga é distribuída entre três aulas presencial de 20 horas e 60 horas por meio do ensino à distância (EAD). Além disso, o curso possui duração de oito semanas ao todo, com 40 vagas ofertadas por turma.

Para participar do curso, o interessado deve possuir, ao menos, ensino fundamental completo. O curso busca ofertar a qualificação necessária para pessoas que já atuem nessa área, porém que não possuem nenhuma profissionalização.

Desse modo, as aulas abordam os conteúdos técnicos e oferecem também a vivência com a interação de idosos e seus familiares.

Mais de mil alunos já se formaram no curso de cuidador de idosos da Central Nacional da Unimed. Desse quantitativo, cerca de 70% já possuíam garantia de emprego na área ao se formar.

O curso faz parte da iniciativa Unimed Ativa, que possui o intuito de garantir uma melhor qualidade de vida para pessoas da terceira idade.

Profissão de cuidador de idosos

Há pouco tempo, o Senado aprovou um projeto de lei que regulariza a profissão de cuidador de idosos, cada vez mais importante dentro do cenário profissional brasileiro.

A aprovação do projeto de lei tem como maior finalidade oferecer melhorias para a nova realidade brasileira: o grande envelhecimento da população. De acordo com uma pesquisa realizada pelo

IBGE, a quantidade de idosos chegará a 17,4% da população em dez anos, o equivalente a cerca de 38,5 milhões de pessoas.

Veja também: Senac, Sebrae e Sesi contratam profissionais de todos os níveis; Ganhos de até R$ 6 mil




Voltar ao topo

Notícias relacionadas

Deixe um comentário