scorecardresearch ghost pixel



Últimos dias para inscrição no programa CNH Social! Mais de 2,5 mil habilitações gratuitas

O período de inscrições se estende até o dia 26 de setembro, por meio do site do Detran ES. São mais de 2,5 mil vagas ofertadas nesta 2ª etapa.



Já estão abertas as inscrições para a 2ª fase do programa CNH Social 2019 no estado do Espírito Santo. Com ele, os cidadãos de baixa renda possuem acesso gratuito à carteira de motorista. De acordo com o governador do estado, Renato Casagrande, serão mais de 2,5 mil vagas disponibilizadas pelo programa.

Sendo assim, o CNH Social possibilita que as pessoas de baixa renda possam tirar a primeira habilitação nas categorias A (moto) ou B (carro). Para quem já possui habilitação, será possível adicionar a categoria A ou B. Além disso, será possível também realizar a mudança da carteira para a categoria D (van, micro-ônibus e ônibus) ou E (caminhão e carreta).

Segundo o diretor geral do Detran/ES, Givaldo Vieira, o intuito do programa é de promover cidadania e aumentar as chances de ingresso no mercado de trabalho com a disponibilização da CNH. Ademais, o diretor também afirma que o programa busca sensibilizar a população sobre os riscos das irregularidades cometidas no trânsito.

Inscrições

Para se inscrever no programa CNH Social, é necessário entrar no site do Detran do Espirito Santo. O período de inscrição se estende somente até as 23h59 do dia 26 de setembro.

Contudo, para participar do programa, é necessário que o candidato esteja registrado no Cadastro único para Programas Sociais do Governo Federal, além de ter os dados atualizados até o dia 16 de agosto deste ano. Ademais, é preciso ter mais de 18 anos, ser residente no Espírito Santo e ter renda familiar de até dois salários mínimos.

Do total das vagas ofertadas, 5% está reservado para pessoas com deficiência. O resultado com os candidatos selecionados será divulgado no dia 30 de setembro às 12h, por meio do site do Detran.

Veja também as Novas regras valem para quem já possui CNH: quem já tem será beneficiado?

Aumento das vagas e novas oportunidades

Houve um aumento na quantidade de vagas para a adição de categoria A ou B, subindo o percentual para 20%. Além disso, também houve aumento na mudança de categoria D ou E (40%). Já para a primeira habilitação, seja A ou B, está reservado 40% do total de vagas disponibilizadas.

Caso o candidato não seja selecionado nesta 2ª fase, uma nova oportunidade ocorrerá no dia 18 de novembro. Sendo assim, haverá uma chamada única de suplentes por meio do site do Detran, assim que houver a desclassificação de candidatos que não cumprirem com os prazos estabelecidos pelo processo da CNH.

Cursos para a profissionalização

A finalidade da nova etapa de capacitação para a CNH no Espírito Santo é de ofertar capacitação e qualificação para os beneficiários do programa CNH Social. Com isso, serão ofertados os seguintes cursos:

  • Transporte Escolar;
  • Transporte de Produtos Perigosos;
  • Transporte de Passageiros;
  • Transporte de Veículos de Emergência;
  • Transporte de Carga Indivisível.

Além dos cursos, haverá também a atualização das mesmas especialidades para os beneficiários que os já realizaram e que estão com a validade vencida. Todos os cursos ofertados estão previstos no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).




Voltar ao topo

Deixe um comentário