scorecardresearch ghost pixel



Adesão automática ao Cadastro Positivo já está em vigor; Verifique seu currículo financeiro

O Portal do Serasa Consumidor passou por mudanças. A principal, é a forma de inclusão no Cadastro Positivo, que agora pode ser automática. Entenda agora.



O Portal do Serasa Consumidor, local que contém varias funções da empresa Serasa Experian, passou por mudanças. A princípio, era necessário solicitar a adesão ao Cadastro Positivo. Já agora, tanto a inclusão quanto o cancelamento do Cadastro Positivo pode ser automático.

Apesar de o Cadastro Positivo estar em vigor desde 2013, era necessário que o consumidor autorizasse sua inclusão nos órgãos de proteção ao crédito. Esse modelo é muito utilizado em outros países, como Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Japão, Índia, entre outros.

Em abril deste ano, o presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei que estabelecia a inclusão automática nesse serviço. Mas, para ser operacionalizada pelas agências de crédito, como SPC Brasil e Serasa Experian, necessitou de alguns ajustes. Desde então, os birôs passaram a alterar suas plataformas.

Verificar o currículo financeiro

O currículo financeiro pode ser consultado através do site Serasa Consumidor. É possível que a maioria de seus credores não apareçam. Isso acontece porque o mercado ainda está se ajustando para enviar as informações para as agências de crédito.

Tem como cancelar o Cadastro Positivo?

O cancelamento do Cadastro Positivo pode ser feito através do próprio site Serasa Consumidor. Mas, essa operação não é recomendada, já que apenas o histórico negativo será avaliado. Ainda mais, é possível que exista uma redução no spread bancário (diferença entre o que o banco paga na captação do dinheiro e o que cobra de empréstimo).

Isso pode acontecer pelo fato de o mercado conhecer melhor o cliente que vai estabelecer uma relação comercial. Mas, para cancelar o Cadastro Positivo, basta solicitar formalmente sua saída desses canais aos birôs de crédito.

A agência que receber essa solicitação ficará responsável por fazer essa exclusão e encaminhá-la aos outros canais de crédito. O prazo para realizar essa operação é de até 2 dias úteis.

Leia também: Negativados SPC/Serasa: Regularize seu CPF usando o FGTS com Serasa Limpa Nome!




Voltar ao topo

Deixe um comentário