Aos que trabalham de forma individual, ser Microempreendedor Individual é uma grande vantagem. Um dos principais fatores que contribuem para ser facilitador, é não necessitar de processos burocráticos. Ainda mais, existem algumas linhas de créditos que fazem planos exclusivos para os MEIs.
A necessidade de crédito pode surgir a partir do momento em que a empresa precisa de uma expansão, para realizar reformas ou um financiamento rápido. Por isso, para realizar alguns planos, é necessária a busca por um financiamento simples e com facilidades.
Condições para empréstimos em bancos públicos
Os bancos públicos, como a Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil ou BNDES, exigem alguns requisitos para conceder empréstimo ao Microempreendedor Individual. São necessários os seguintes documentos:
- Certificado de Condição do Microempreendedor Individual ou Certidão Simplificada da Junta Comercial de seu Estado;
- Documentos pessoais do empreendedor;
- Comprovante residencial do MEI;
- CNPJ.
Microcrédito
O Microcrédito é liberado sem muita burocracia. Mas, o valor para crédito é bem menor. Essa opção é conhecida como personalizado para pessoas com baixa renda e pode ser fornecido para empreendedores formais e informais.
Essa opção é muito atrativa, por ter um forte impacto social e um aval solidário sem garantias reais. Uma de suas características, é a Concessão Assistida, que verifica se o dinheiro está sendo usado como prometido. Com isso, são necessárias visitas de agentes de crédito. Além disso, essas observações podem garantir orientações de como investir o dinheiro.
Confira onde encontrar agentes consultores de sua região no site do BNDES.
Empréstimo online
Não é segredo que antes de solicitar um empréstimo, um planejamento deve ser estabelecido. Sempre deve ser considerada a forma como esse financiamento é gasto e o seu retorno de investimento (ROI). Além disso, é necessário atenção para que os pagamentos sejam feitos em dia.
Uma boa ideia para demonstrar a estabilidade financeira da igreja, é pegar os dados do fluxo de caixa ou da demonstração de resultados do exercício. Lembrando que é preciso muito cuidado para não serem criadas muitas dívidas futuras.
Leia também: O MEI tem direito a PIS, FGTS e seguro desemprego?