A revisão dos benefícios concedidos pelo INSS é disponibilizado para o beneficiário que não concordar com os parâmetros utilizados para avaliar a concessão de seu benefício ou Certidão de Tempo de Contribuição. O serviço está disponível apenas para os benefícios que já foram concedidos.
O que muitos beneficiários não sabem é que o serviço pode ser realizado também pela internet, não apenas em unidades do INSS. Com isso, o cidadão poderá solicitar que o INSS reanalise seu benefício concedido, apresentando ou não novos documentos que comprovem sua contribuição.
Além disso, o segurado possui até dez anos para solicitar a revisão de qualquer benefício ofertado pelo INSS. O prazo é contado a partir do primeiro dia do mês após o recebimento do primeiro pagamento. Em casos que será necessária a apresentação presencial para comprovação de informações, o INSS irá informar o segurado.
Documentos necessários para solicitar a revisão
Para entrar com o pedido de revisão do benefício pago pelo INSS, o segurado precisará ter alguns documentos em mãos, sendo eles:
- Documentos pessoais do segurado;
- Motivos pelos quais o INSS deverá revisar o benefício, de acordo com a legislação;
- Demais documentos que possam comprovar a necessidade de revisão, como simulação do tempo de contribuição, entre outros.
Além disso, é possível que o INSS solicite a apresentação de documentos pessoais com foto do segurado, além de uma procuração ou termo de representação legal (acompanhado de documento de identificação com foto e CPF do procurador, caso tenha).
Já para revisão da Certidão de Tempo de Contribuição, o segurado deverá apresentar a solicitação do cancelamento da certidão emitida, além da certidão original. Ademais, poderá ser solicitado a declaração emitida pelo local de trabalho do interessado, com as informações acerta dos períodos certificados pelo INSS e para quais fins foram utilizados.
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Como solicitar a revisão pela internet
Para solicitar a revisão do benefício pela internet, será preciso acessar o site do Meu INSS e clicar em “login” no canto superior direito da tela. O beneficiário deverá realizar seu cadastro na plataforma clicando em “Cadastre-se” e criando também uma senha de 9 caracteres.
Ao entrar no sistema, clique em “Agendamentos/Requerimentos” e selecione “Novo Requerimento”. Posteriormente, em “pesquisar”, digite “revisão” e selecione “Revisão – Atendimento a distância”. Será preciso informar os dados solicitados e concluir a solicitação para dar início ao processo de revisão do benefício. O beneficiário poderá acompanhar o andamento de seu processo por meio do site, na aba de “Agendamentos/Requerimentos”.
Canais de Atendimento
Por fim, caso o beneficiário possua dúvidas acerca do processo de revisão, ele poderá entrar em contato com o INSS por meio de seus canais de atendimento. São eles:
- Site do INSS;
- Telefone 135 (de segunda a sábado, das 7h às 22h);
- Aplicativo Meu INSS.