A Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa do Estado de Santa Catarina publicou na última quarta-feira (09) o edital do concurso DEAP SC. São previstas 600 vagas imediatas para nível superior, além da formação de cadastro reserva, para o cargo de Agente Penitenciário.
O salário bruto é de R$ 3.993,82, e a esse valor serão adicionados vencimento, gratificação fixa e auxílio alimentação. A jornada de trabalho será de 40 horas semanais. Os candidatos aprovados serão lotados em unidades prisionais do estado de Santa Catarina.
A organização do certame está sob responsabilidade da Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (FEPESE). O concurso terá validade de dois anos, contados a partir da data de homologação do resultado final, podendo ser prorrogada por igual período.
Inscrições concurso DEAP SC
As inscrições para o certame terão início às 17 horas desta segunda-feira, 14 de outubro, e se encerram no dia 13 de novembro, às 16 horas. Os interessados poderão se registrar pelo site da FEPESE. Será cobrada uma taxa de inscrição no valor de R$ 150,00.
O candidato que não tiver acesso à internet poderá se inscrever presencialmente, no posto de atendimento na FEPESE, onde serão disponibilizados computadores para a realização dos procedimentos. Neste caso, o candidato, ou procurador devidamente constituído, deverá comparecer ao local das 8h às 12h e das 13h às 17h, somente em dias úteis, portando a documentação necessária.
Etapas concurso DEAP SC
O concurso constará de seis etapas, a saber:
- Prova escrita;
- Prova de capacidade física;
- Avaliação de aptidão psicológica vocacionada;
- Exame toxicológico;
- Investigação social;
- Curso de formação profissional.
A prova escrita será aplicada na data provável de 1º de dezembro, nas cidades de Blumenau, Chapecó, Criciúma, Grande Florianópolis, Itajaí, Joinville e Lages. O exame será composto por 100 questões de múltipla escolha, assim distribuídas:
- Língua Portuguesa – 15 questões
- Raciocínio Lógico – 10 questões
- Direitos Humanos – 15 questões
- Direito Constitucional – 5 questões
- Administração Pública – 5 questões
- Direito Penal – 5 questões
- Legislação Especial – 10 questões
- Direito Processual Penal – 5 questões
- Legislação Estadual – 10 questões
- Lei de Execução Penal – 10 questões
- Sociologia Aplicada – 10 questões
A prova de capacidade física tem como objetivo avaliar se os candidatos têm condições para suportar o exercício permanente das atividades inerentes ao cargo. Para isso, eles deverão fazer exercícios de flexão na barra fixa (masculino) ou sustentação na barra fixa (feminino), impulsão horizontal, flexão abdominal em 1 minuto e corrida em 12 minutos (ambos os sexos).
Na avaliação de aptidão psicológica vocacionada, serão verificados dados da personalidade do candidato, perfil e capacidade mental e psicomotora para o exercício da função. O questionário referente à etapa de investigação social deverá ser enviado eletronicamente na página do concurso, de 20 a 27 de dezembro, independente de convocação. Da mesma forma, o exame toxicológico deverá ser entregue no posto de atendimento na FEPESE entre os dias 6 de janeiro e 7 de fevereiro de 2020.
A última etapa é o Curso de Formação Profissional, de caráter eliminatório e classificatório. A carga horária do curso é de 420 horas/aula, com duração aproximada de 2 meses e 2 semanas. Durante a formação, serão realizadas as avaliações, estágios e demais atividades acadêmicas. As aulas serão ministradas em período integral, inclusive podendo ter atividades aos finais de semana e feriados.
Para mais informações, confira o Edital concurso DEAP SC 2019.