scorecardresearch ghost pixel



Denatran afirma que novas mudanças diminuirão os custos da CNH

Em vigor desde o dia 16 de setembro, as novas medidas para a primeira Carteira Nacional de Habilitação devem baratear os custos com o processo.



Uma série de novas medidas para a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) começaram a valer no último mês. De acordo com o diretor do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), Jerry Dias, um dos benefícios das mudanças é a diminuição dos custos.

Dentre as mudanças, está a redução na carga horária de 20 horas/aula para 5 horas/aula para motoristas que conduzirem ciclomotores de até 50 cilindradas e que precisam da Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC). Para Dias, a mudança beneficia principalmente pessoas de baixa renda. Atualmente, o processo para tirar a CNH pode custar até R$ 1.600,00.

Segundo o presidente da Sindautoescola SP, Magnelson Souza, é esperado que ocorra uma diminuição nos valores cobrados pela autoescola. Contudo, ainda não se sabe qual deverá ser o percentual da queda.

Novas modificações para CNH

Além da diminuição de horas/aula para as cinquentinhas, outra mudança foi o fim da obrigatoriedade do simulador de direção. Ademais, houve também a diminuição de carga horária de aulas noturnas. Para Magnelson, o uso do simulador é de extrema importância para a formação do condutor.

Contudo, alguns condutores recém formados no curso de habilitação, acreditam que o simulador não fez muita diferença no processo de aprendizagem, visto que não havia a instrução necessária.

Já no caso das aulas noturnas, houve também o relato que grande parte das aulas eram realizadas no fim de tarde, ainda com a presença do sol. Com isso, não era exigido que as aulas fossem aplicadas a noite.

Veja também se as novas regras valem para quem já possui CNH: quem já tem será beneficiado?

Carga horária menor irá auxiliar os alunos

Uma das principais constatações acerca do processo para tirar a primeira CNH era em relação a demora do curso, fato que implicava na dificuldade de conciliar trabalho e/ou faculdade para alguns cidadãos. Com a mudança na carga horária, é esperado que o processo se torne um pouco mais facilitado para os jovens que possuem pouco tempo disponível.

Sendo assim, as mudanças passaram a valer a partir do dia 16 de setembro, mesmo com muita discussão acerca das novas medidas. Entretanto, a expectativa é aumentar o número de jovens com CNH, visto a diminuição do tempo de conclusão do curso e também dos menores valores para dar início ao processo.

*Com informações do R7.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário