FGTS: Saiba como consultar o saldo de contas ativas ou inativas

Além do site da Caixa e do aplicativo do FGTS, é possível optar por receber SMS ou e-mail para receber informações sobre o depósito mensal.

Há pouco tempo, o governo anunciou a liberação de saques do FGTS para tralhadores com contas ativas e inativas. No entanto, muitos cidadãos não tem conhecimento sobre o saldo disponível na conta. Sendo então necessário verificar se seus benefícios estão sendo ou foram devidamente depositados.

Felizmente, existem diferentes maneiras para consultar esse valor, seja pela internet, pessoalmente ou outras manerias. Veja a seguir:

Como consultar saldo FGTS?

Pessoalmente:

É possível consultar o extrato do FGTS presencialmente no balcão de atendimento de agências da Caixa, ou em um posto de atendimento com o Cartão Cidadão e sua senha.

Pela internet, no site da Caixa:

Para fazer a consulta no site da Caixa, é necessário informar o NIS (PIS/Pasep), presente na carteira de trabalho ou em algum extrato antigo que o trabalhador possua. Além de ter que, utilizar uma senha cadastrada pelo próprio trabalhador, podendo usar a senha cidadão.

Por outro lado, a página oferece a opção de recuperar senha, desde que o número do NIS seja informado.

Por mensagem de celular

Na mesma página, o trabalhador pode ainda optar por passar a receber avisos SMS com informações sobre o depósito mensal na conta vinculada ao FGTS.

Vale ressaltar que ao fazer essa escolha, o extrato bimestral deixa de ser recebido em papel em casa, permanecendo apenas o extrato anual.

Por e-mail

Ainda no site da Caixa, o trabalhador pode optar por receber e-mais com informações acerca do depósito mensal na conta vinculada ao FGTS.

Pelo aplicativo FGTS para celular

É possível consultar o FGTS também pelo aplicativo FGTS, disponível para Android, iOs e Windows.

Em casa

Aqueles que não se aderem aos serviços de SMS ou e-mail, recebem o extrato de FGTS em seu endereço residencial, a cada 2 meses.

Caso o cidadão não esteja recebendo, é necessário informar seu endereço completo no site, em uma agência da Caixa ou pelo telefone 0800 726 01 01.

Ademais, por se tratar de uma espécie de poupança forçada que o empregador faz para o empregado, correspondente a 8% de sua remuneração, o FGTS deve ser monitatorado rotineiramente para verificar se os depósitos estão sendo feitos da maneira adequada.

Voltar ao topo

Deixe um comentário