scorecardresearch ghost pixel



FGTS: Saque-aniversário contará com juros e correção

O prazo para aderir à modalidade se iniciou ontem e vai até dezembro de 2019. Através do site da Caixa, o trabalhador pode simular o valor e conferir se compensa migrar para essa forma de retirada.



O saque-aniversário do FGTS teve o período de adesão liberado ontem (1). Então, o trabalhador que optar pela modalidade poderá escolher entre o 1° e o 10° dia do mês de nascimento para receber o dinheiro. Por isso, atenção ao calendário de pagamento.

Quem decidir sacar no dia 10, sairá com vantagens. Isso porque receberá um acréscimo de juros e atualização monetária do fundo. Esse valor, que correspondente ao mês, será sobre a quantia a ser retirada.

Antes de escolher a nova modalidade, o beneficiado pode simular o quanto será resgatado de acordo com as novas regras, que se encontram no site do FGTS ou aplicativo FGTS. Aos clientes  ou não da Caixa Econômica, pode ser solicitado o pagamento em conta. Mas, este deve obedecer o calendário divulgado pela Caixa.

Saque-aniversário: Calendário

Com a modalidade saque-aniversário, o trabalhador pode retirar o saldo todo ano, sempre no mês de seu aniversário. A primeira parte será aos nascidos em janeiro e fevereiro. O período de saque será entre abril e junho de 2020. A partir de 2021, as retiradas serão no mês correspondente ao nascimento. Confira o calendário:

Calendário saque-aniversário
Fonte: Caixa Econômica Federal

Os valores ficarão disponíveis por até 90 dias, contando a partir do primeiro dia útil do mês de nascimento. Então, caso o empregado tenha nascido no dia 20 de junho, terá desde 1° de junho até o último dia de agosto para realizar o saque. Se o valor não for retirado, voltará ao fundo.

Saque-aniversário: Como aderir

O prazo para aderir ao saque-aniversário vai até dezembro de 2019. Até o dia 1° de janeiro de 2020 o beneficiado poderá optar por voltar atrás. Depois dessa data, só poderá migrar para a antiga modalidade após dois anos. Nesse período, caso tenha sido demitido sem justa causa, o trabalhador só receberá o correspondente à multa de 40%.

Lembrando que o trabalhador pode simular a quantia a ser retirada, através do site da Caixa. Assim, a pessoa poderá escolher se prefere ou não optar pela modalidade. Para realizar essa consulta, basta fazer o login no site, informando CPF, NIS ou e-mail e senha. Caso não tenha cadastro, selecione o botão para criar.

Limite do resgate

Se o trabalhador optar pela modalidade, receberá o valor com uma parcela adicional. Confira na tabela abaixo:

Parcela adicional FGTS
Fonte: Caixa Econômica Federal

 

De acordo com o vice-presidente de Fundos do Governo e Loterias da Caixa, Paulo Angelo, mesmo com várias contas do FGTS, esse valor de adesão corresponderá a um mesmo CPF. Ou seja, se o trabalhador optar pelo saque-aniversário e tiver três contas no fundo (sendo ativas ou inativas), receberá a soma das três.

Leia também: Caixa abre cadastro de trabalhadores para saque-aniversário do FGTS




Voltar ao topo

Deixe um comentário