scorecardresearch ghost pixel



MEI: Como obter financiamento e crédito?

Para quem é Microempreendedor Individual, algumas instituições financeiras oferecem oportunidades de financiamento e crédito com menos taxas e burocracias. Saiba como obter esses benefícios.



Um Microempreendedor Individual (MEI) é um profissional autônomo que porta um registro oficial no governo, passando a ter um CNPJ e a emitir nota fiscal, com direitos e obrigações de pessoa jurídica.

Alguns dos benefícios de ser MEI são a ausência de alguns processos burocráticos e a vantagem de aquisição de linhas de crédito exclusivas para a categoria. Além disso, quando surge a necessidade de procurar um financiamento rápido e confiável, as linhas de crédito são úteis para os microempreendedores individuais.

Como ter acesso a financiamento e crédito?

Para conseguir acesso a essas linhas de crédito, deve-se procurar alguma das instituições financeiras que oferecem esses benefícios, como o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal e o BNDES, e solicitar o financiamento ou linha de crédito. Além disso, é interessante fazer uma pesquisa para obter informações das diferenças entre os bancos.

Somado a isso, após a escolha do banco, deve-se procurar a instituição e levar alguns documentos para conseguir o financiamento. Pontuando que os documentos podem mudar de banco para banco, sendo os principais:

  • O CCMEI (Certificado de Condição do Microempreendedor Individual) ou a Certidão Simplificada da Junta Comercial de seu Estado;
  • Documentos pessoais do empreendedor;
  • Comprovante residencial do MEI;
  • CNPJ.

Linhas de crédito

Microcrédito

O valor oferecido como microcrédito é bem menor que o crédito tradicional, mas tem a vantagem de ser liberado sem burocracia e com baixos custos nas operações. Assim, o microcrédito é muito vantajoso para pessoas de baixa renda.

Além disso, possui um caráter social e solidário, no qual é concedido com Concessão Assistida, em que os agentes de crédito vão até o estabelecimento para garantir que o crédito vai ser utilizado como anunciado. Para conseguir esse tipo de crédito é preciso procurar agentes consultores da sua região.

Empréstimo online

Esse tipo de empréstimo, de forma online, é um serviço rápido, fácil e seguro. Além disso, é possível antecipar recebíveis como notas fiscais e cheques e os juros são mais baixos. Para iniciar o empréstimo é recomendável uma pesquisa nas instituições financeiras que oferecem esse serviço e para entender as taxas e regras que os bancos oferecem.

Confira também: Nubank vai lançar empréstimo e serviços para MEI




Voltar ao topo

Deixe um comentário