scorecardresearch ghost pixel



Veja as 7 carreiras em alta e com os melhores salários para 2020

Profissionais qualificados, com visão de mercado e domínio de tecnologias são os mais procurados pelas empresas. Veja as carreiras mais valorizadas em 2020.



Se está procurando por emprego ou quer um aumento de salário? A saída está em se qualificar. Para isso, a palavra da vez é tecnologia. Os profissionais mais procurados pelas empresas tem formação multidisciplinar, são bons em comunicação, sabem inglês e acima de tudo têm domínio da tecnologia existente para impulsionar suas atividades.

Não se busca mais por profissionais unicamente técnicos ou analíticos, mas sim o perfil ousado, e com ampla visão de mundo e de mercado, é mais valorizado pelas empresas em todos os setores.

Por isso, com a economia brasileira ainda em crise, e a taxa de desemprego de 12% (o que representa 12,8 milhões de pessoas desempregados no país) se qualificar é melhor saída, tanto para encontrar uma boa oportunidade como para receber aumento de salário.

De acordo com uma pesquisa da consultoria de recrutamento Robert Half, divulgado com exclusividade pela VOCÊ S/A, e pela Revista Exame, as carreiras mais procuradas na atualidade pelas empresas, que tendem a crescer em demanda em 2020 são as seguintes:

1 – Finanças e Contabilidade

O contador tem sido cada vez mais requisitado pelas empresas que em meio a crise econômica buscavam por contenção de gastos ou renegociação de dívidas. Agora o profissional de finanças também é contratado pensando na área de investimentos.

Tradicionalmente o contador tem um perfil mais técnico, contudo com a valorização dos avanços tecnológicos, o mercado tem demandado um profissional mais “completo”, com visão de negócio, boa comunicação e capacidade de inovação.

A automação de processos exige que o contador tenha mais formações além da graduação, principalmente se trabalhar em alguma multinacional. Ainda se valoriza quem sabe falar inglês.

Os setores que mais contratam são:

  •  Agronegócio
  • Serviços
  • Bens de Consumo

2- Seguros

O mercado de seguros brasileiro é jovem em comparação ao restante do mundo. Por esse motivo, ainda é tradicional e necessita de profissionais que conheçam produtos inovadores, alguém que saiba mais do que apenas o seguro do carro, o de vida ou o funerário.

Além da capacidade de se adaptar ao digital, e ter uma boa visão de negócios, também é importante que o profissional saiba inglês.  As posições com mais demanda ainda são as de subscrição atuariais, dentro de análise, precificação e subscrição de risco.

Os setores que mais contratam são:

  • Insurtechs
  • Seguradoras internacionais

3 – Engenharia

A expectativa é que a demanda por profissionais da área de engenharia siga crescendo em 2020. Estão em alta posições como as de coordenador de customer service, gerente de operações, engenheiro de aplicação, engenheiro de vendas, diretor de operações, gerente comercial, de planta e comprador.

A maior dificuldade é encontrar profissionais suficientemente qualificados, isso porque a exigência é muito alta e não evolui proporcionalmente ao conhecimento e ao desenvolvimento de habilidades comportamentais dos candidatos.

O que faz com que os processos seletivos fiquem lentos ou não tenham sucesso. Dessa forma, se o profissional não estiver atualizado em questões como data analytics e ciência de dados, acabará ficando para trás. Além disso, o perfil proativo e com senso de dono continua sendo o mais visado.

Os setores que mais contratam são:

  • Farmacêutico
  • Agronegócio
  • Bens de Consumo
  • Equipamentos
  • Dispositivos Médicos
  • Energia

4 – Jurídico

Com o propósito de reforçar suas equipes, os escritórios e as empresas apresentam alta demanda nas áreas de direito societário, tributário, contratos, fusões e aquisições.

Advogados mais generalistas, especializados em compliance, têm sido mais visados. Dessa forma, além de ser com tecnicamente, o profissional deve ter visão de negócio, sem ser necessariamente jurídicas.

A formação multidisciplinar é muito procurada, sendo que possuir outra formação além do direito, é um grande diferencial. Tem ganhado destaque, por exemplo, a formação jurídica com a área de ciência de dados.

Para isso, cursos de curta duração são indicados pois são mais rápidos e práticos. Ademais, capacidade de lidar com pressão, negociação, comunicação, mediação e visão de negócios são atributos valorizados.

Os setores que mais contratam são:

  • Serviços
  • Tecnologia
  • Energia
  • Bens de Consumo
  • Agronegócio

5 – Vendas e Marketing

As áreas de marketing das empresas passam por uma reestruturação e o destaque fica para o setor de marketing digital, que tem atraído muitos profissionais do mercado tradicional.

Para a área, ainda há poucas opções de pessoas qualificadas, que possuem experiência e domínio das tecnologias existentes. As maiores oportunidades são para o cargo de analista de marketing digital e também há a demanda de coordenadores e até gerentes na área.

Para melhores oportunidades, os profissionais devem fazer uma complementação de formação, cursos de pós lato-sensu, MBAs e especializações. Sendo que mesmo quem é recém-formado deve buscar complementação para atingir a demanda do mercado.

Os setores que mais contratam são:

  • Agronegócio
  • Farmacêutico
  • Energia
  • Equipamentos e Dispositivos Médicos
  • Bens de Consumo

6 – Mercado financeiro

Nessa área há mais chances nas instituições financeiras que buscam por profissionais para a área regulatória especializados em controles internos, compliance e auditoria de riscos.

Apesar da oferta de contratações, faltam pessoas devidamente qualificadas no mercado, que tenham senso de urgência, visão de dono, perfil focado em resultados e que saiba estimular a equipe.

O mercado financeiro está de olho em quem se graduou em economia e tem conhecimento em tecnologia e capacidade de resolver problemas. Os setores que mais contrata são:

  • Fintechs
  • Bancos de Investimento

7 – Tecnologia

Empresas que não buscam inovação para o negócio estão ficando para trás, por isso o mercado tem altas demandas em todos os níveis e posições na área de TI na parte de desenvolvimento.

Também são muito procurados os especialistas em análise de dados. Ter um bom nível de inglês e estar constantemente se atualizando, e se reciclando, é o diferencial de um profissional que terá vida longa no mercado.

Os setores que mais contratam são:

  • Fintechs
  • Empresas de Tecnologia

Veja também: Trabalhe no Nubank: Financeira abre vagas de emprego no Brasil e no exterior




Voltar ao topo

Deixe um comentário