Fabricantes brasileiras de carros estão oferecendo condições especiais a quem apresentar o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), no momento da compra. Os descontos também se aplicam aos microempresários, profissionais autônomos em atividade e Microempreendedores Individuais (MEIs). A medida se junta aos benefícios já oferecidos às pessoas com deficiências (PcD) e aos produtores rurais.
Os descontos variam de marca para marca, levando em conta critérios sobre o modelo e a quantidade de veículos a serem adquiridos pela pessoa jurídica.
Em suma, os carros do tipo picape compacta e forgão, geralmente destinado ao setor de serviços, recebem uma redução maior do valor total. Hoje, os descontos variam entre 2,5 a 30% do valor do veículo e são dados pelo próprios fabricantes.
Saiba como comprar um carro com desconto pelo CNPJ e os critérios de compra
Durante o processo de solicitação de um carro com desconto pelo CNPJ, o cliente deve apresentar no momento da compra, o contrato social da empresa, junto com a Inscrição estadual vigente. O fabricante também pode exigir a apresentação de outros documentos, como o E-CNPJ.
Para o microempresário, o processo pode ser diferente, sobretudo nas compras de veículos de valor elevado e em maior quantidade. Nesse caso, pode haver um fiscalização mais rigorosa, visto que o faturamento anual de um MEI não deve ultrapassar os R$81.000.
É importante salientar que, mesmo que as condições de pagamento de um carro por meio do CNPJ sejam iguais às de uma compra normal, o veículo adquirido com desconto ficará diretamente vinculado à empresa. Ou seja, problemas relacionados ao automóvel, como não pagamentos do imposto (IPVA), podem acarretar também em restrições para a própria empresa.
Outra questão a ser considerada é se, caso a pessoa tenha dívidas tributárias, sejam elas estaduais ou federais, o automóvel corre o risco de ser hipotecado/penhorado.
Vantagens e desvantagens do carro comprado com desconto
Com o intuito de incentivar o crescimento das microempresas, os fabricantes também apostam na redução do valor pago em acessórios, visto que o pedido é feito diretamente na fábrica e livre dos ganhos das concessionárias. Vale frisar que os benefícios só se aplicam a carros zero-quilômetros.
Apesar das facilidades, o comprador que optar pela aquisição de um veículo com desconto deve enfrentar um tempo de espera maior no recebimento do produto. Em média, o prazo estabelecido é de 10 a 40 dia, isso se o modelo não estiver disponível no pátio da fábrica, caso contrário, o processo de entrega pode ser mais rápido.
Outro ponto negativo está no pós-venda. Alguns fabricantes podem diminuir o tempo de garantia do veículo, por considerar que sua quilometragem será maior do que a de um automóvel de passeio. No entanto, outras marcas apostam na estratégia da garantia estendida para atrair mais clientes e gerar mais vendas.
Para evitar fraudes e uso de má-fé dos benefícios, o Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) estabelece um período mínimo de 12 meses para venda o veículo. A norma foi determinada pelo Convênio ICMS 67/18 e o não cumprimento acarreta na devolução do ICMS.
Desconto de CNPJ pelos fabricantes
Aos interessados em comprar um carro utilizando o CNPJ, saiba que os descontos oferecidos não seguem uma tabela de preços e variam de acordo com a marca.
Como dito anteriormente, a redução no valor da compra final leva em consideração alguns aspectos como modelo, quantidade, ano, categoria, e etc.
Clientes da marca Volkswagen, dependendo da atividade econômica que desenvolvem, podem conseguir um desconto de até 21,5%. O mesmo critério pode não se aplicar a outras empresas, como a Fiat e a Chevrolet.
Modelos disponíveis para compra com desconto
Alguns modelos de veículos disponíveis para venda e que aceitam o CNPJ como forma de obtenção dos descontos:
- Caoa Chery;
- Chevrolet;
- Citroën;
- Fiat;
- Ford;
- Hyundai;
- JAC;
- Jeep;
- Kia;
- Lifan;
- Mistsubishi;
- Nissan;
- Peugeot;
- Renault;
- Suzuki;
- Toyota;
- Volkswagen.
Leia também: O que é ICMS?