scorecardresearch ghost pixel

Carteira Digital de Trânsito ganha novas atualizações

Aplicativo gratuito serve como substituto da CNH e do documento do veículo.

O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) anunciou novas funcionalidades para o app Carteira Digital de Trânsito (CDT). Novidades serão apresentadas em evento agendado para esta segunda-feira, dia 18 de novembro, em São Paulo.

O app para Android e iPhone (iOS) passará a alertar quando a carteira nacional de habilitação (CNH) estiver próxima do vencimento. Também irá avisar o condutor em caso de recall do automóvel para que ele adote as devidas providências e permitirá consultar infrações registradas no nome do usuário.

Entenda o CDT

O CDT é um aplicativo gratuito que reúne as versões digitais da CNH e do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). Desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), a ferramenta substitui as versões em papel dos dois documentos. Além disso, está disponível para todos os estados brasileiros e para qualquer pessoa que já tenha a versão impressa dos documentos.

Entre as vantagens, o aplicativo permite substituir a versão impressa do documento, já que tem o mesmo valor legal. Os documentos ficam sempre offline e podem ser usados em casos do condutor ser parado em blitz. Evitando, assim, uma multa de, no mínimo, R$ 88,38, pontos na carteira e retenção do veículo.

A autenticidade do documento pode ser verificada via QR Code, emitido na hora. A CDT também pode gerar versão em PDF dos documentos do motorista e do veículo assinados digitalmente e com a mesma validade de uma cópia física autenticada em cartório.

Confira também: Governo sanciona lei que institui CNH gratuita a cidadãos de baixa renda


Voltar ao topo

Deixe um comentário