scorecardresearch ghost pixel



Programa CNH Social disponibilizará mais de 8 mil carteiras gratuitas

Estar inscrito no CadÚnico e ter feito o ENEM são alguns dos critérios de seleção. Inscrições começam em dezembro; saiba mais.



Foi sancionada pelo governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM-GO), a lei que determina de forma oficial a Carteira Nacional  de Habilitação Gratuita, a chamada CNH Social. Com o início das inscrições previsto para dezembro no site do Detran-GO, estima-se que cerca de 8 mil carteiras sejam disponibilizadas aos usuários que se encaixam nos critérios de seleção.

O programa inclui a isenção de pagamento das aulas teóricas e prática e dos exames psicológicos e médicos, comumente exigidos durante o processo de obtenção da habilitação. Destinada a atender jovens de baixa renda, a CNH Social tem como modalidades: Estudantil, Urbana e Rural.

Ter cursado todo o ensino médio em escola pública e não ter cometido, no período de 12 meses anteriores à inscrição, infrações de trânsito consideradas graves ou gravíssimas; reincidentes de infração média também estão automaticamente excluídos.

Modalidades e inscrição no programa

Veja as modalidades oferecidas pelo projeto e os parâmetros para sua participação:

Modalidade Estudantil: para aceitação, o candidato precisa ter entre 18 e 25 anos, além de estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Outra obrigatoriedade é a de ter participado, no ano que antecede à inscrição, do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), visto que a nota obtida no exame também será utilizada como critério de escolha.

Modalidade Urbana: nesse caso, é obrigatório que o candidato tenha idade superior a 21 anos, more em área urbana, tenha concluído o Ensino Fundamental e esteja inscrito no CadÚnico.

Modalidade Rural: assim como na urbana, nessa modalidade o jovem precisa ter mais de 21 anos, apresentar conclusão do Ensino Fundamental, estar inscrito no CadÚnico e, por meio de declaração, comprovar a aptidão ao Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf).

Para saber mais sobre , acesse o site oficial do Detran-Go.

Leia também:Quem não paga pensão alimentícia pode ter a CNH suspensa pelo Detran? Entenda!




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário