scorecardresearch ghost pixel



Projeto de Lei prevê CNH gratuita para todo o Brasil. Entenda!

Se aprovado, o programa social atenderá pessoas com renda familiar de até três salários mínimos.



Está em tramitação na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei de autoria do Deputado Federal Boca Aberta (PROS/PR), que visa garantir a gratuidade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Social. Se aprovada, a medida atenderá parcela da população brasileira de baixa renda.

Em justificativa para a elaboração da medida, Aberta afirma que a obtenção da CNH pode aumentar as chances de aprovação em vagas de emprego, visto que muitas empresas exigem a habilitação no momento da contratação. Hoje, o custo médio para tirar a carteira é alto, indo de R$ 1,8 mil para as categorias A e B, até R$ 2,4 mil para C, D e E.

Segundo texto do projeto, para fazer parte do benefício, a pessoa precisa atender os seguintes requisitos:

  • Ter renda familiar de até três salários mínimos;
  • Estar desempregado (a) há mais de um ano;
  • Ser inscrito (a) no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

Leia também:Aulas em rodovias pode ser exigência para tirar CNH; Projeto de Lei está em análise na Câmara dos Deputados

Informações sobre o projeto

Ainda em tramitação, a análise do documento entregue à Câmara dos Deputados deve passar por diferentes setores antes da sua aprovação, como o de Viação e Transportes, Constituição de Justiça, Cidadania e o de Finanças e Tributação.  A proposição foi anexada ao Projeto de Lei nº 10141/2018 que assegura renovação e emissão da CNH de forma gratuita à motoristas considerados de baixa renda.

O projeto deverá cobrir os custos referentes à obtenção da habilitação, incluindo os exames médicos, psicotécnicos e de aptidão física. Estima-se que o serviço seja prestado por entidades públicas em conjunto com autoescolas credenciadas no programa social. Assim, em parceria com o Governo Federal, a medida busca atender todo o território nacional, chegando a todos os Estados.

O Espirito Santo já oferece o serviço por meio do seu Departamento de Trânsito (Detran). Atualmente, o cadastro do benefício é realizado na sede do órgão na capital Vitória, localizada no bairro Jardim da Penha.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário