scorecardresearch ghost pixel



Reforma da Previdência é oficialmente decretada nesta terça-feira,12. Veja as novas regras

Mudanças fixam idades e tempo de contribuição diferentes para trabalhadores de iniciativa privada, servidores, professores, policiais e políticos.



A reforma da Previdência será oficialmente decretada nesta terça-feira,12, pelo Congresso Nacional. Dessa forma, as novas regras de aposentadoria tanto para trabalhadores, como servidores públicos, policiais federais, professores e políticos já começam a valer.

O texto levou oito meses para ser aprovado, sendo que foi enviado em 20 de fevereiro pelo governo, tramitou pela Câmara dos Deputados e no Senado Federal e recebeu aprovação em 23 de outubro.

Veja abaixo um resumo de como fica a idade e o tempo de contribuição necessários para conseguir a aposentadoria.

Para trabalhadores de iniciativa privada

Mulheres – 62 anos de idade e 15 de contribuição

Homens – 65 anos de idade e 20 de contribuição (15 para quem já está no mercado de trabalho)

  • Quanto irei receber de aposentadoria

As mulheres vão receber 60% do salário de contribuição, mais 2% por ano adicional de contribuição. Sendo que para ganhar os 100% é necessário ter contribuído durante 35 anos de trabalho.

Já os homens vão ter direito a 60% do salário de contribuição até os 20 anos de recolhimento, mais 2% por ano adicional de contribuição.Dessa forma, são necessários 40 anos de trabalho para ter direito a 100% da aposentadoria.

Aposentadoria para servidores públicos

A idade mínima é a mesma dos trabalhadores de empresas privada, porém o tempo mínimo de contribuição é de 25 anos para homens e mulheres.

Além disso, não existe mais aposentadoria por tempo de contribuição em que não é preciso ter idade específica.

Aposentadoria para professores

Para professores a regra é de 57 anos para mulheres com 25 anos de contribuição, e 60 anos para homens, também com 25 anos de contribuição.

Aposentadoria de policiais civis, federais e agentes penitenciários

As mulheres devem ter 55 anos de idade, mais 25 de contribuição, e os homens 55 anos de idade com 30 anos de contribuição.

Aposentadoria de políticos

Neste caso, as mulheres devem ter 62 anos de idade e os homens 65 anos. Além disso, é necessário cumprir pedágio de 30% do tempo que falta para se aposentar hoje.

Aposentadoria rural

As regras são mantidas como atualmente com exigência de 55 anos de idade para mulheres e 15 anos de contribuição. Os homens devem ter 60 anos de idade e 20 de contribuição.

Veja também: Saque de R$ 500 do FGTS: Mais dois lotes serão pagos em novembro; Veja quem receberá




Voltar ao topo

Deixe um comentário