scorecardresearch ghost pixel



Atenção! Últimos dias de inscrições para o CNH Social

Programa oferecerá 8 mil carteiras de motoristas gratuitas para pessoas de baixa renda. Prazo para concorrer ao benefício termina no próximo dia 02.



Com inscrições abertas até o dia 02 de janeiro de 2020, o programa da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Social disponibilizará aos 8 mil  selecionados o curso e capacitação para obtenção da habilitação de forma gratuita. O número de vagas é destinado para o estado de Goiás.

Segundo informa o Departamento de Trânsito de Goiás (Detran-GO), só no primeiro dia de inscrição, com início em 05/12, cerca de 20 mil cadastros foram enviados ao sistema do órgão.

Apesar de gratuito, os candidatos devem seguir algumas regras para concorrer ao benefício. Dentre os critérios de seleção, podemos citar a aplicação das seguintes modalidades:

Urbana: pessoas com idade a partir de 21 anos, com ensino fundamental completo e com cadastro ativo no CadÚnico para programas do governo Federal;

Estudantil: estudantes com idade entre 18 e 25 anos e que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) no ano anterior à submissão da inscrição; também é preciso ter cursado o ensino médio em alguma escola pública do Estado;

Rural: moradores da zona rual com idade a partir de 21 anos e com o ensino fundamental completo. Ademais, é obrigatória a apresentação da declaração de aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e DAP acessória.

Lembrando que só pode participar quem vai tirar a CNH pela primeira vez, adicionar ou mudar de categoria (nesse caso é fundamental que o motorista não tenha cometido infrações de trânsito graves ou gravíssimas nos últimos 12 meses).

Da inscrição à seleção

As inscrições para o processo de seleção da CNH Social acontecem via internet no próprio site do Detran-GOReforçando que o prazo termina no dia 02 de janeiro de 2020.

O benefício também inclui isenção de pagamento dos exames médicos e psicológicos, cursos teórico e prático, isenção em taxas do órgão e direito de até três retestes. Esses valores somados podem chegar a quantia de R$ 1,6 mil.

Feito cadastro, é importante que o candidato acompanhe a tramitação da solicitação, com início após o fim das inscrições. Casos de empate seguirão os seguintes critérios para o desempate:

  • Candidatos de maior idade (entre 18 e 25 anos);
  • Número de pessoas na família;
  • Renda familiar mais baixa;
  • Possuir cadastro no Bolsa Família;
  • Ordem de realização da inscrição.

A aprovação e obtenção da carteira é de total responsabilidade do aluno selecionado, visto que há provas práticas e teóricas, exames médicos e psicológicos.

Leia também: Mudanças CNH: Projeto propõe mais pontos para perder a habilitação




Voltar ao topo

Deixe um comentário