Quem tem interesse em participar do próximo concurso da Secretaria de Economia do Distrito Federal – Sefaz DF – deve se atentar ao prazo de realização da inscrição. A período limite estipulado é até as 18 h do dia 19 de dezembro.
Das 120 vagas abertas para o cargo de Auditor Fiscal da Receita, 40 são para imediatos e 80 destinadas ao cadastro reserva. A remuneração prevista em edital é de R$ 14.970 para uma jornada de 40 horas semanais.
O certame será divido em duas etapas, com a nomeação dos 20 primeiros colocados já nos primeiros seis meses de 2020; posteriormente, a partir do segundo semestre, serão convocados os outros 20.
Com validade de dois anos (e com possibilidade de prorrogação de outros dois) contados a partir da homologação do resultado final, a aplicação dos exames ficou a cargo do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção de Promoção de Eventos (Cebraspe).
Sobre o cargo de Auditor Fiscal
Os aprovados para o cargo devem cumprir as seguintes funções:
- Fiscalização, lançamento, administração e arrecadação dos tributos de competência do Distrito Federal;
- Determinar julgamento em processos administrativos-fiscais;
- Outras funções que competem à subsecretaria da Receita.
Inscrições Concurso Sefaz DF
Os interessados em participar da seleção devem acessar o portal do Cebraspe para a realização da inscrição. O limite estipulado é até as 18h do dia 19 de dezembro. A efetivação no certame só acontecerá com o pagamento da taxa de R$ 55.
Há a possibilidade de pedido de isenção do valor. Contudo, o candidato precisa estar enquadrado em alguns dos critérios:
- Beneficiários de algum programa social de complementação de renda do governo do DF;
- Doadores de medula óssea;
- Ter prestado serviço à Justiça Eleitoral em duas eleições seguidas ou ser comissário/agente voluntário de proteção à infância e à juventude.
Das provas
Dividas entre objetivas, discursivas e avaliação de vida pregressa, as provas do concurso Sefaz DF terão início no começo do próximo ano. Já no dia 02 de fevereiro de 2020, acontecerá a aplicação da prova objetiva, num total de 160 questões assim dividas:
Conhecimentos básicos
- Língua Portuguesa;
- Conhecimentos sobre o Distrito Federal;
- Contabilidade Pública;
- Direito Administrativo;
- Direito Constitucional;
- Direito Civil, Empresarial e Penal;
- Economia e Finanças Públicas;
- Tecnologia da Informação;
- Matemática Financeira;
- Estatística;
- Raciocínio Lógico.
Conhecimentos específicos
- Auditoria Fiscal do ICMS e do ISS;
- Contabilidade Geral e Contabilidade de Custos;
- Direito Financeiro;
- Direito Tributário;
- Legislação Tributária.
A etapa seguinte será a realização da prova discursiva no dia 12 de abril de 2020. Os candidatos deverão responder duas questões de conhecimentos específicos, além desenvolverem uma produção de texto de no máximo 60 linhas.
Confira o edital: Edital Concurso Sefaz DF.
Leia também: PC, PM, Marinha e Prefeitura de Recife: Confira os melhores concursos divulgados em dezembro